16.5.06

ICANN aprova criação de domínio .tel

IDG Now!

Londres - Novos endereços ajudarão usuários a encontrarem serviços com seus celulares.

A Corporação de Internet para Definição de Números e Nomes (ICANN, em inglês) aprovou um novo domínio do tipo top-level com o final '.tel', fechando um contrato com a companhia de internet londrina Telnic.

Os diretores do ICANN tomaram a decisão na última terça-feira, dsse Andrew Robertson, porta-voz do ICANN em Londres. A decisão foi 'ignorada' pela rejeição do ICANN pelo domínio '.XXX' no mesmo encontro.

A Telniz, que se cadastrou para o domínio em outubro de 2000, disse que pretende criar um sistema universal de textos e navegação para encontrar informações pela web. Usuários de aparelhos móveis poderiam se comunicar e acessar serviços de organizações com domínios '.tel'.

O domínio ".tel" unificará a localização de informações de contatos e ajudará na convergência entre serviços fixos e sem fio, disse a Telnic.

Em seu site, a Telnic ofereceu um exemplo de como um novo domínio pode ajudar o usuário a atingir o serviço de aluguel de carros Hertz. Um usuários poderia digitar "Hertz.tel" em seu telefone móvel e se conectar ao serviço de apresentação da empresa em sua região.

Usuários finais podem listar informações como detalhes para discagem VoIP em seus nomes de mensagens instantâneas, disse a Telnic.

Detalhes do contrato da Telnic com o ICANN ou o preço de um domínio ".tel" não foram divulgados.

Nenhum comentário: