20.7.05

Celular é também vale-benefícios

19/07/2005 | ITWeb

Com um modelo de negócio inovador, a Wappa Benefícios traz novos meios para pagamento de refeições, táxi, farmácias e combustíveis, entre outros

Thais Aline Cerioni

Talões de papel, cartões e, agora, o celular. O mercado de benefícios vem evoluindo nos últimos anos e a Wappa Benefícios decidiu aproveitar as tecnologias disponíveis para criar um novo modelo de negócio. O principal meio de pagamento passa a ser o celular, que funciona tanto como ferramenta de identificação para os usuários quanto como sistema de autenticação para os estabelecimentos credenciados.

Luiz Peduti - ex-CIO da Ticket - e Armínio Júnior, diretores da companhia, explicam que a tecnologia que permite o uso do celular como meio de pagamento de benefícios foi toda desenvolvida internamente, pela Wappatech. "A Wappa Benefícios é uma subsidiária da Wappatech. De qualquer forma, podemos oferecer a tecnologia para criar outras aplicações, apoiar outros tipos de pagamento", explica Peduti.

De acordo com a empresa, a aplicação é compatível com todas as tecnologias celulares, tanto por SMS, quanto por Wap ou aplicativos. Além disso, já está disponível para acesso por meio da Vivo, TIM, Oi, Claro e Nextel. "Estamos conversando com as demais operadoras", garante o diretor.

Os diferenciais da novidade, segundo Peduti, são o time-to-market (já que os benefícios estão disponíveis para o funcionário imediatamente após a transação) e o baixo custo inicial para os estabelecimentos credenciados. "Com essa tecnologia, qualquer carrinho de cachorro-quente pode aceitar os benefícios Wappa, porque a única infra-estrutura necessária é um celular ou até mesmo um pager", destaca.

As metas da Wappa são otimistas. De acordo com Peduti, a intenção é ter 500 empresas-cliente, com 100 mil usuários e 8 mil estabelecimentos credenciados até o final do ano, o que deve gerar uma receita de R$ 50 milhões. Para isso, a estratégia é entrar nas empresas "de táxi". "Já fechamos parceria com a Coopertaxi para a solução inédita de pagamento eletrônico em substituição aos boletos. Assim pretendemos apresentar o produto às empresas e ganhar mercado", conta o diretor.

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