16.8.05

Telemar negocia dívida e economiza US$ 24 mi

Telemar negocia dívida e economiza US$ 24 mi
Segunda-feira, 15 agosto de 2005 - 16:44
Computerworld
Os 540 milhões de dólares captados, em 2001, pela Telemar junto a instituições financeiras para viabilizar a rede da Oi passaram por uma negociação, cujo o resultado foi de uma economia em torno de 24 milhões de dólares.

A companhia conseguiu reduzir as taxas de juros, que variavam entre Libor + 2,25% até Libor + 4,5%, para patamares de Libor + 0,5% até Libor + 1,625%. A operação foi liderada pelo ABN AMRO e pelo Citigroup.

A operação consistiu na possibilidade das instituições financeiras indicarem em que nível de remuneração (spreads) e em qual volume pretendiam participar da operação. Em processos semelhantes, a prática mais usual é a instituição responsável pela coordenação já indicar o preço (spreads), cabendo aos bancos interessados determinar apenas o volume de participação na operação.

Além deste aspecto, outros dois fatores foram decisivos: a contínua melhora no perfil de crédito da Telemar e a grande liquidez nos mercados financeiros internacionais, o que possibilita a participação de um grande número de instituições.

O sucesso da operação também pode ser medido pelo interesse dos bancos, uma vez que a demanda foi quase três vezes superior ao valor oferecido para reprecificação. No total, 18 bancos compõem a operação.

Nenhum comentário: