30.9.05

Claro aponta obstáculos para streaming de TV no celular

TELETIME ON LINE - 28/09/2005
A operadora de celular Claro enxerga diversas dificuldades para o desenvolvimento de serviços de streaming de TV via redes móveis. Segundo o diretor de serviços de valor adicionado da operadora, Marco Quatorze, o streaming ocupa muita banda e pode atrapalhar o tráfego de voz, hoje ainda essencial para as teles móveis. “De 90% a 95% do faturamento das operadoras celulares ainda vêm de voz”, lembrou o executivo, que participou na manhã desta quarta-feira, 28, do IV Tela Viva Móvel, em São Paulo. Quatorze destacou também a falta de clareza regulatória sobre o assunto: “streaming de TV via celular é ou não é radiodifusão? A questão está aberta. A única certeza que tenho é de que a Claro não produzirá conteúdo”.
Outro obstáculo para o streaming de TV via celular está no modelo de negócios. No mundo inteiro, a opção preferida tem sido a cobrança de uma assinatura mensal ao usuário."Porém, como oferecer isso para usuários pré-pagos?", perguntou Quatorze.O diretor da Claro aposta que o streaming de vídeo no celular dará certo apenas para envio entre usuários ou para aplicações de nicho, como assistir a câmeras ao vivo localizadas em escolas, empresas ou que mostram imagens do trânsito nas grandes cidades.
O streaming de TV foi lançado no ano passado no Brasil pela TIM, em um serviço que retransmite para celulares a programação ao vivo de alguns canais brasileiros. A respeito do broadcast para celular através de uma rede à parte da rede movel, através de tecnologias como DVB-H e S-DMB, o diretor da Claro também enxerga alguns obstáculos pendentes. Alguns deles são: alto custo do terminal; falta de um padrão tecnológico predominante; consumo rápido da bateria do aparelho; carência de um modelo de negócios claro; falta de regulamentação. DownloadsEm vez de streaming, a Claro aposta por enquanto em download de vídeos. A empresa registra atualmente 250 mil downloads de vídeos por mês, dos quais 100 mil são os gols do campeonato brasileiro de futebol, produzidos pela Globo.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.