10.10.05

Ericsson negocia a compra da Marconi Corporation, diz o 'Finantial Times

O grupo sueco Ericsson está negociando a compra da Marconi Corporation, fabricante britânico de equipamentos de telecomunicações, segundo informou nesta segunda-feira o jornal "Finantial Times".
A Marconi, que atravessa sérias dificuldades, já conversou com outras empresas sobre uma possível venda ou aliança estratégica. Um comprador potencial é a empresa chinesa Huawei, com a qual a Marconi tem um acordo de distribuição, mas existe a preocupação sobre os riscos de segurança que apresentam os contratos que esta última mantém com o setor de defesa.
Outro obstáculo citado para sua aquisição por um grupo chinês é o déficit que sofre o fundo de pensões da Marconi. Segundo o FT, o grupo britânico seria uma boa aquisição para a Ericsson, que está por trás de um contrato com a British Telecom. No entanto, não ficou claro como as outras atividades internacionais da Marconi seriam integradas às operações da Ericsson. Os problemas da Marconi, que fez importantes investimentos no setor de equipamentos para a internet, começaram com o estouro da chamada "bolha das ponto com", no início da década.
Em maio, a Marconi anunciou a eliminação de 800 postos de trabalho e uma nova reestruturação do grupo. Em agosto, no entanto, anunciou novas perdas. De acordo com especialistas, a Marconi não pode se manter como uma empresa independente do setor das telecomunicações já que não tem economia de escala suficiente para competir internacionalmente.

Nenhum comentário: