16.12.05

Telefônica lançará telefonia via computador para residências

A Telefônica pretende lançar, no primeiro semestre de 2006, um serviço de Voz sobre IP (VoIP) - telefone via computador - para consumidores residenciais. O presidente da Telefônica, Fernando Xavier Ferreira, disse nesta quarta-feira, que a empresa já tem o VoIP para os clientes empresariais.
Ao fazer um balanço das atividades da Telefônica, Xavier disse que, até o fim de dezembro, a empresa terá 1,2 milhão de assinantes de banda larga, contra 1 milhão de clientes em julho. A banda larga permite a transmissão de dados em alta velocidade. O provedor Terra, segundo ele, já conta com 2 milhões de assinantes pagos.
- Continuamos investindo todos os anos. A partir de agora não se terá mais que fazer a universalização da telefonia, mas a universalização da banda larga _ disse ele.
Os investimentos da Telefônica neste ano foram de R$ 1,5 bilhão, sendo que entre 35% e 40% para banda larga. A empresa quer investir principalmente na rede para ofecer mais velocidade na transmissão de dados.
Existe ainda um projeto da companhia de oferecer a televisão sobre a ADSL (tecnologia de transmissão de dados). Xavier contou que a Telefônica está desenvolvendo testes do novo serviço com os seus empregados em São Paulo. Ela já pediu a Agência Nacional de Telecomunicações uma licença para fazer um projeto-piloto.

Nenhum comentário: