24.3.06

Operadoras pecam por falta de atenção a sites, diz Ibope

Esta é a primeira versão da análise, realizada há cinco anos pelo instituto, com foco exclusivo no setor de telecomunicações móveis. Ricardo Lopes, analista responsável pelo estudo, explica que os sites das operadoras - Brasil Telecom, Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, Telemig Celular, TIM e Vivo - foram submetidos a 30 itens de análise. Entre eles estão o link registrado pela companhia, o design das páginas, a relevância do conteúdo e a arquitetura da informação. "Mesmo os sites que mais se destacaram apresentam problemas básicos, como falta de destaque para conteúdos importantes ou a utilização imprópria de banners", relata Lopes.
De acordo com o estudo, o site da Claro é o que apresenta as melhores soluções em usabilidade dentre as empresas avaliadas, alcançando 79% de conformidade com os padrões recomendados."Um site ruim é como uma loja que deixa o cliente abandonado ou o atende mal. Pode até ser que seus produtos sejam ótimos, mas o cliente não voltará", sentencia Lopes, evidenciando que as boas práticas de usabilidade fazem o papel do bom vendedor na internet. E é aqui que está, segundo ele, a importância das operadoras entenderem a relevância da usabilidade de um site para a operadora.
Especialmente quando levado em conta o alto número de usuários de telefones celulares no Brasil. Dados divulgados esta semana pela Anatel dão conta que há 87 milhões de aparelhos em circulação no País.
De acordo com o Ibope/NetRatings, porém, apenas 3,5 milhões de pessoas visitaram sites dessa natureza em dezembro do ano passado. Com a popularização da internet, a tendência é que os números da audiência aumentem. Lopes alerta para o fato de que a previsão de crescimento e a concorrência acirrada do setor tornam o canal online decisivo na conquista e fidelização dos clientes.

Nenhum comentário: