9.4.06

FCC questiona estudo sueco de impacto do celular na saúde

Reuters

A FDA, agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, questionou um estudo publicado recentemente que levanta preocupações sobre os riscos de câncer no cérebro em usuários de telefones celulares, mas acrescentou que irá rever todos os dados relacionados ao assunto. Pesquisadores suecos disseram no mês passado que o uso de celular por um longo período pode aumentar o risco de tumores no cérebro. De acordo com a FDA, isso contradiz muitos estudos anteriores e é de difícil interpretação.

A agência norte-americana ressaltou que a pesquisa usou um questionário seguido de poucas entrevistas por telefone, em vez de usar conversas pessoais. Os pesquisadores também não fizeram alguns ajustes estatísticos para levar em conta outros fatores, segundo a FDA.

Ainda assim, o órgão dos EUA disse que planeja promover um encontro no futuro próximo para avaliar as pesquisas conduzidas na área. Também continuará a monitorar estudos relacionados a potenciais problemas de saúde pela exposição a frequências de rádio. Os pesquisadores do Swedish National Institute for Working Life compararam dados de 2,2 mil pacientes com câncer com igual número de pacientes sadios.

Segundo o estudo, divulgado no final de março, aqueles que usam com frequência telefones móveis têm chance 240% maior de apresentar um tumor na cabeça perto da região em que usam o aparelho. O resultado, publicado na International Archives of Occupational and Environmental Health, define uso frequente do celular como 2 mil horas ou mais, ou cerca de 1 hora por dia, durante 10 anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»