15.5.06

América Móvil e Telefônica dominam a região da AL

A mexicana América Móvil, dona da Claro, e a Telefônica, que tem metade da Vivo, dominam a telefonia móvel na América Latina. Em março, a Telefónica Móviles, braço celular da operadora espanhola, tinha 74,052 milhões de clientes na região e 24,462 milhões na Europa. A América Móvil - que pertence ao bilionário Carlos Slim Helú, dono da Embratel - contava com 100,6 milhões de clientes. 'Uma questão interessante é o que vai acontecer com a Telecom Itália', afirmou Luis Minoru Shibata, analista do Yankee Group, sobre a dona da TIM. 'A escala desses dois concorrentes é muito grande.' No Brasil, a TIM fechou março com 21 milhões de assinantes.
Minoru apontou que, apesar do discurso a favor da rentabilidade, os subsídios de aparelhos continuam. 'O que percebemos, por enquanto, é uma mudança de postura nas lojas', explicou o analista. 'Os atendentes estão mais bem treinados para incentivar o uso de serviços. A estrutura de comissionamento anterior era toda voltada para a venda de linhas e aparelhos. Alguns até empurravam linhas novas para quem já era cliente.' Ele estima que cerca de 17% da base de celulares é formada de linhas em duplicidade, que não são usadas.
Com a expansão, a receita média mensal por usuário vem caindo. Levantamento feito pelo Estado mostrou que o indicador baixou 14% no primeiro trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado, nas quatro maiores operadoras (Vivo, TIM, Claro e Oi).Ele passou de R$ 28 para R$ 24.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»