4.5.06

RIM sofre nova ação judicial por violação de patentes

Robert McMillan, para o IDG Now!

São Francisco – Criadora do BlackBerry mais uma vez é alvo de disputa por propriedade intelectual.

Os usuários do BlackBerry nos Estados Unidos têm mais um motivo de preocupação: algumas semanas após o serviço quase ser fechado devido a um processo da NTP contra a RIM, criadora do aparelho e responsável pelos dispositivos de acesso a e-mail sem fio, a empresa de software Visto entra com uma nova ação legal contra a empresa.

Em uma ação iniciada na sexta-feira (28/04), a Visto alega que a RIM violou quarto de suas patentes e pede que o serviço do BlackBerry seja fechado nos Estados Unidos, além de solicitar indenização por danos.

As patentes em questão estão ligadas ao acesso e sincronização de dados na rede e são fundamentais para o serviço, segundo Brian Bogosian, chairman, presidente e chief executive officer (CEO) da Visto.

No mesmo dia em que entrou com a ação contra a RIM, a Visto ganhou outro processo de patente contra a Seven Networks, que lhe rendeu 3,6 milhões de dólares.

A RIM alega que o processo da Visto contra a Seven é diferente do seu e que portanto a vitória nesta ação não significa uma ameaça ao BlackBerry. Além disso, o processo deve se estender até 2007, o que deve manter os usuários do serviço em segurança durante algum tempo ainda.

A companhia afirmou ainda que está considerando uma contra-ação de patente contra a Visto. Em março, a RIM finalizou uma longa batalha judicial contra a NTP, pagando 612,5 milhões de dólares em um acordo para encerrar o caso.

Nenhum comentário: