3.12.06

Fusão Alcatel - Lucent


Convergência Digital

A partir desta sexta-feira, 01 de dezembro, a gigante Alcatel-Lucent inicia, oficialmente, suas operações no mercado. A nova titã do setor se dividiu em cinco grupos de negócios: wireline, wireless, convergence, enterprise e services, com a oferta de produtos em áreas como IPTV, acesso banda Larga, IP, redes de nova geração, IMS e 3G - UMTS e CDMA. Ainda não houve o anúncio oficial da organização no Brasil, mas rumores dão conta que o comando da operação ficará com o atual presidente da Alcatel, Jônio Foigel. O presidente da Lucent Brasil, Wagner Ferreira, também ficaria na empresa, num cargo de diretoria.

A definição dos rumos da Alcatel-Lucent no Brasil deverão ser conhecidos na próxima semana. Há uma série de ações a serem tomadas, entre elas, a definição dos rumos da produção fabril. Alcatel e Lucent utilizam empresas diferentes e possuem, especialmente no mundo da banda larga, superposição de produtos.

Já a partir deste dia 01/12, a Alcatel-Lucent terá ações negociadas na Euronext de Paris e na New York Stock Exchange (NYSE) sob um nome comum (Euronext Paris e NYSE: ALU). Como resultado da fusão, cada ação comum emitida pela Lucent foi convertida, com direito de receber 0,1952 de uma ADS Alcatel. Para a fusão, a Alcatel emitiu aproximadamente 878 milhões de ações, equivalentes ao número total de ADS a serem emitidas para os acionistas comuns da Lucent. Após a finalização da fusão, aproximadamente 2,31 bilhões de ações ordinárias da Alcatel-Lucent estarão emitidas.

A Alcatel-Lucent promete causar grande impacto no mercado em 2007, e mais do que tudo, se preparam para enfrentar os fornecedores chineses, que cada vez mais conquistam espaço no setor. A nova titã terá presença mundial em 130 países, 79 mil funcionários (após o fechamento da transação com a Thales) e vendas balanceadas por todas as regiões, a Alcatel-Lucent possui fortes relacionamentos comerciais com as 100 maiores operadoras de telecomunicações no mundo. A companhia terá quatro regiões geográficas (Ásia-Pacífico, Europa e Norte, Europa e Sul e América do Norte) para atender às necessidades das operadoras, empresas e usuários nos mais avançados mercados de telecomunicações, assim como nas economias em rápido crescimento.

Haverá cinco grupos de negócios: Wireline, Wireless e Convergence (atendendo às necessidades do mercado de operadoras), Enterprise e Services. Cada grupo de negócios terá uma organização regional descentralizada que fornecerá um forte apoio local aos clientes. Diversas funções corporativas darão suporte à empresa, incluindo uma cadeia de fornecimento integrada, finanças, tecnologia da informação, marketing, recursos humanos, jurídico e comunicação.

Nenhum comentário: