23.1.07

Telecom reage à ausência no PAC

Convergência Digital

"O Governo precisa se conscientizar que o Brasil só terá uma sociedade de conhecimento se houver uma infra-estrutura de telecom integrada à TI. Sem TIC, não há projeto nacional de inclusão social", declarou ao Convergência Digital, César Rômulo, superintendente-Executivo da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) ao ser questionado sobre o impacto da ausência do setor de telecom nos projetos de longo prazo anunciados para a área de infra-estrutura pela ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

Para o executivo, o fato positivo do PAC foi a determinação do Governo de fortalecer as agências reguladoras. "O país precisa de regras transparentes. Com elas, a iniciativa investe como o fez o setor de telecom nos últimos anos, que aportou mais de R$ 120 bilhões no Brasil", completou.

Segundo ainda Cesar Rômulo, o Governo também deixou claro ao longo do anúncio do PAC que quer agilizar a adoção de medidas de Governança corporativa. Para cumprir essa etapa, será preciso investir em gestão e, nesse ponto, infra-estrutura de telecom integrada à TI, se torna mais do que necessária.

"TIC é o motor da transparência. É quem sustenta as ações de governança e de transparência", comenta o superintendente-Executivo da Telebrasil. Ele sustenta que desde a privatização - em julho de 1998 - a iniciativa privada do setor já investiu mais de R$ 120 bilhões no Brasil. "Telefonia que era um serviço de poucos, passou pela maior universalização já vista no país, mas ainda há muito por fazer. A atual infra-estrutura, por exemplo, não é adequada para um projeto nacional de acesso à banda larga", detalha César Rômulo.

Em função disso, o Governo precisa, o quanto antes, definir uma estratégia nacional, uma política de Estado para fomentar o processo de inclusão social e digital. "É preciso uma revisão urgente do marco regulatório para que ele suporte um novo ciclo de investimentos no setor. As regras precisam ser transparentes. Assim, se investe, como o setor investiu para a universalização da telefonia", completou o executivo da Telebrasil.

Nenhum comentário: