29.1.07

Vendas de telefones Wi-Fi atingem 535 milhões de dólares em 2006

IDG Now!

São Paulo - Crescimento rápido nesse setor pode ser justificado pela demanda por terminais dual-mode, segundo a Infonetics Research.


As vendas de telefones móveis com tecnologia Wi-Fi atingiram 535 milhões de dólares em 2006, crescimento de 327% na comparação com 2005, aponta pesquisa da consultoria Infonetics Research.

O crescimento rápido nesse segmento pode ser justificado pela demanda por terminais dual-mode, Wi-Fi e celular VoIP. Esses terminais especificamente devem crescer a uma taxa anual de 198% nos próximos três anos.

A América do Norte lidera o faturamento mundial de celulares Wi-Fi e a Ásia e Pacífico é a campeã no consumo dos telefones dual-mode.

“Os usuários estão demandando mais serviços conjugados, como um único número em um único terminal, mas com tecnologia convergente. (...) Mais operadoras também estão se transformando em provedores de serviços multimídia integrados, criando redes móveis convergentes, wireless LAN e soluções de VoIP”, aponta Richard Webb, analista da consultoria.

Apesar da tendência apontar para o formato dual-mode, os terminais de modo único também apresentam boas vendas, conduzidas por pioneiros como a SpectraLink. No entanto, a Cisco ainda é a líder de mercado no segmento Wi-Fi.

A Samsung já lidera o segmento de dual-mode, seguida pela Nokia. No ano passado, 71% do faturamento de telefones Wi-Fi foram procedentes de terminais dual-mode.

Segundo o levantamento, as perspectivas de crescimento para essa tecnologia são de elevação de 1.300% até 2010.

Nenhum comentário: