22.3.07

Tropeços da Motorola turbina Nokia

INFO

HELSINKI - As ações da Nokia subiam acentuadamente porque a empresa está se beneficiando dos problemas de sua maior rival. Os analistas disseram que é provável que a finlandesa Nokia e outros fabricantes de celulares tenham ampliado sua participação de mercado no primeiro trimestre, enquanto a Motorola enfrentou problemas no segmento de celulares de baixo preço, embora o mercado mundial tenha continuado a crescer em ritmo vigoroso.

As ações da Nokia subiam 2,99 por cento, para 17,22 euros, às 12h01 (horário de Brasília) enquanto as fabricantes de celulares e componentes de menor porte também avançavam. As ações da Motorola abriram em baixa de quase cinco por cento em Nova York.
"Provavelmente todos os rivais da Motorola se beneficiaram", disse Raine Vammelvirta, analista da FIM Securities em Helsinki. "A Nokia tem um sistema de produção eficiente, e graças a ele provavelmente ampliou sua fatia de mercado."

A Strategy Analytics, uma empresa de pesquisa, antecipa que o mercado de celulares tenha crescido para 271 milhões de unidades no período de janeiro a março, resultado 20 por cento superior ao registrado no mesmo período em 2006, mantendo a tendência de crescimento registrada no trimestre anterior.
"Não estamos na verdade ouvindo nada que contrarie essa informação", disse o analista Neil Mawston, da Strategy Analytics. "Os problemas da Motorola parecem mais associados a questões internas de formação de preços do que aos mercados mundiais."
O Credit Suisse aconselhou seus clientes a aumentar suas carteiras de ações da Nokia, devido aos problemas da Motorola, ainda que tivesse mantido sua avaliação neutra quanto ao grupo finlandês em longo prazo. O banco de investimento espera que a participação de mercado da Motorola tenha caído para 17,8 por cento no primeiro trimestre, ante os 22 por cento que a empresa detinha no quarto trimestre do ano passado.
A Motorola anunciou na quarta-feira que registraria prejuízo no primeiro trimestre e que suas perspectivas para 2007 eram "substancialmente" piores do que havia previsto, devido às baixas vendas de seus celulares.

Nenhum comentário: