16.4.07

Conversor de TV digital será vendido a partir de junho por R$ 100

IDG!

Brasília - Ministro Hélio Costa disse que o governo abrirá linhas de crédito para que a população possa comprar o aparelho nos próximos dez anos.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou na segunda-feira (09/03) que um conversor para TV digital custará em torno de 100 reais. O aparelhos já estarão disponíveis para venda a partir de junho, na capital paulista.

“Esse adaptador que será colocado no mercado vai ser muito simples. É evidente que, nos próximos anos, teremos conversores mais modernos”, frisou o ministro.

Ele disse, ainda, que o governo abrirá linhas de crédito para que a população possa comprar o aparelho nos próximos dez anos – em 2016, o sistema digital estará definitivamente implantado no país, de acordo com as previsões do governo. “O financiamento será via Banco Popular, Caixa Econômico Federal e Banco do Brasil”, pontuou.

Os conversores, com o sistema de modulação japonês de TV Digital, serão fabricados no pólo industrial de Manaus (AM), acrescentou Hélio Costa.

Para assistir aos programas transmitidos pela TV digital, o telespectador terá de comprar um aparelho chamado conversor, para alterar o sinal digital para a TV que funciona no sistema convencional, chamado analógico.

As primeiras transmissões no novo modelo vão acontecer a partir de julho na região metropolitana de São Paulo, ainda em caráter experimental, mas serão obrigatórias depois de 3 de dezembro.

A TV digital significa melhor qualidade de imagem e som, e a possibilidade de abertura de novos canais, além de regulação dos conteúdos para televisão e suportes móveis, como celulares. Permite, ainda, maior interação do telespectador com a programação da emissora.

Nenhum comentário: