25.4.07

TIM deve mesmo continuar com italianos

INFO

ROMA - Após tentativas de compra pela Telmex e AT&T, a Telecom Italia deve ficar mesmo com empresas italianas.
Um dos interessados na compra é o banco italiano Intesa Sanpaolo, que compraria a tele, dona da TIM, em parceria com a a família Berlusconi, uma das mais ricas da Itália.
O Intesa Sanpaolo, maior banco de varejo italiano, está à procura de investidores dispostos a adquirir uma participação na Olimpia, a holding que controla a Telecom Italia, depois que a AT&T, maior operadora de telefonia do mundo, abandonou as negociações com a Pirelli, controladora da Olimpia.
O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi detém participação controladora na maior empresa privada de mídia eletrônica italiana, a Mediaset, por meio da Fininvest, empresa do grupo Intesa.
Ele disse que estava disposto a se unir a outros investidores para ajudar a manter o controle da Telecom Italia em mãos nacionais.

Mas uma aquisição como essa poderia suscitar questões antitruste.
"Caso eles (a Fininvest) tenham papel dominante, a lei interviria, mas se forem parte de um grupo de acionistas cujo objetivo único seja desenvolver a Telecom com uma gestão autônoma, por que não?," disse Corrado Passera, presidente-executivo do Intesa Sanpaolo, em entrevista à rede estatal de TV RAI.
A Pirelli deseja vender sua participação de 80 por cento na Olimpia, que é a maior acionista da Telecom Italia, com 18 por cento das ações da empresa. O grupo anunciou que está negociando com diversos potenciais compradores.
A Mediasite domina o setor de TV aberta na Itália, em companhia da RAI. A Telecom Italia controla dois canais abertos na TV italiana, por meio de sua subsidiária Telecom Italia Media .
Reuters

Nenhum comentário: