25.5.07

Edital de 3G não pode repetir os erros do SMC, diz Ziller

Convergência Digital

O conselheiro da Anatel, Pedro Jaime Ziller, reiterou que a Agência trabalha na elaboração de um edital capaz de corrigir a falha do Serviço Móvel Celular, que não levou cobertura para todas as cidades. "Precisamos elaborar um edital claro. que pense na universalização e explicite as regras de forma a evitar ações na Justiça", observou.

Ziller diz entender o clamor da indústria pela licitação o quanto antes, uma vez que a cobertura da telefonia móvel celular, nas cidades onde há retorno econômico, está chegando ao seu limite. Mas, a Anatel quer, com 3G, evitar os erros cometidos na elaboração das regras do SMC e SMP.

"Não vamos privilegiar preço, mas sim, cobertura como já foi dito pela Anatel. Neste modelo, o edital precisa ficar muito claro. Muito detalhado. Não adianta fazer um leilão e manter a cobertura tão somente nas rodovias principais. E as estradas vicinais continuarem sem cobertura", afirmou o conselheiro, numa analogia com os serviços móveis atuais.

O conselheiro da Anatel sabe que o país precisa da 3G e que a Agência trabalha no projeto com a prioridade necessária, mas na opinião dele, não há como correr com um processo que será de crucial importância para um plano diretor do país nos próximos anos.

Ziller participou do encerramento do VIII Fórum da Associação Hispano-Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações - AHCIET - que discutiu regulamentação e convergência na América Latina, na capital paulista.

Nenhum comentário: