27.6.07

GSM Association sugere faixa de 900Mhz para 3G

Convergência Digital

Estudo encomendado pela GSM Association revela que a oferta de serviços de Terceira Geração nesta faixa de freqüência poderá incrementar o portfólio de produtos de telecom nas áreas rurais onde, mundialmente, há graves problemas de atendimento para a população local.

Levantamento, feito pela consultoria Ovum, diz que 3G em 900 MHz poderá adicionar pelo menos 300 milhões de novos assinantes no serviço móvel de última geração na Ásia, Europa e África até 2012. Segundo os analistas da consultoria, a faixa de 900 MHz mostra-se mais econômica nas áreas rurais porque amplia o raio de cobertura em 40%, em relação à faixa de 2,1Ghz.

Oficialmente, a partir do estudo, a GSM Association recomenda aos órgãos reguladores que promovam uma ação coordenda para realocação do espectro de 900/1800 MHz, largamente utilizado pela tecnologia GSM na Europa, Ásia e África. Desta forma, acredita a GSM Association, os investidores poderiam acreditar no potencial da 3G em 900 MHz.

No estudo, também há um posicionamento com relação à faixa de 850 MHz, utilizada no Brasil, nos países da América Latina e nos EUA. Segundo a Ovun, é possível também realocar o espectro de 850 MHz para 900 MHz para criar um padrão global em prol da 3G.

Nenhum comentário: