13.6.07

Portabilidade numérica determina 'nova onda' de TI nas operadoras

Convergência Digital

Na área de Tecnologia da Informação das operadoras, a corrida para a adaptação dos sistemas para permitir o cumprimento das regras da portabilidade numérica, imposta pela Anatel às teles fixas e móveis, já começou. Vários sistemas terão que ser adaptados num curto prazo de tempo. Entre eles, ganham destaque, os processos de faturamento (billing) e de atendimento ao cliente (call center).

As operadoras terão de setembro a abril para adaptarem seus processos - isso porque no dia 24 de maio de 2008, a Anatel prevê iniciar um piloto no país para testar o processo - e os aportes de recursos prometem ser significativos, apesar de a maioria preferir não revelar suas estimativas.

"Para nós da área de TI o desafio da portabilidade numérica é para ontem. Até porque, a Anatel determinou regras para serem cumpridas. Não há como adaptar sistemas para pilotos. O processo será feito de uma única vez", afirmou o gerente de sistemas da TIM Brsil, José Duarte Oliveira.

" Então, começamos em setembro para terminar no final de abril para cumprirmos a agenda do órgão regulador", completou o executivo , que participou do Seminário "O Impacto da Portabilidade Numérica nas Operadoras, Mercado e Cliente", realizado nesta terça-feira, 12/06, no Rio de Janeiro, pela Network Eventos.

Segundo Oliveira, a discussão em torno da escolha da Entidade Adminitradora - que movimenta os bastidores políticos e negociais da adoção da portabilidade numérica - não é o mais relevante para quem atua na área de TI. "Essa adaptação será feita e não prevejo problemas", frisou o gerente de sistemas da TIM Brasil.

"O nosso desafio é o de formular o modelo de adaptação da nossa operadora à portabilidade numérica. É uma nova onda de investimentos e de criação de processos. Todos os setores precisam de mobilização. É isso que estamos fazendo", completa.

Entre os sistemas mais afetados estão o de billing (faturamento) e os voltados para o atendimento ao cliente (call center).Segundo Oliveira, muitos desses sistemas estão orientados ao plano de numeração para identificar o assinante, e agora, com a portabilidade numérica, esse processo será diferenciado.

"Já sentamos para conversar com os fornecedores, mas eles ainda estão vendo como customizar suas soluções e adequa-las à realidade brasileira e no tempo que vamos precisar que isso aconteça", detalha ainda o gerente de sistemas, que no entanto, preferiu não falar sobre valores estimados para os gastos para essa 'nova onda' em TI.

Duarte observa que a maior parte das pessoas vislumbra a portabilidade numérica apenas em março de 2009, quando todos os sistemas terão que estar operacionais, mas na prática, para a área de TI, o negócio já está em pleno curso. Tanto que a previsão é de que todas as adaptações nos processos terão que ser feitas num prazo estipulado entre setembro a abril de 2008.

"Todas as operadoras terão que ficar prontas para o piloto da Anatel em maio. Então, é esse o prazo que temos para refazer os processos. Isso vai demandar um grupo maior de especialistas de TI dedicados apenas à portabilidade numérica", reforça o gerente de Sistemas da TIM Brasil.

Na prática, nos bastidores do evento, que reuniu vários técnicos das operadoras móveis e fixas, o consenso foi que as discussões ligadas ao processo regulatório suplantaram aos dos itens técnicos, mas que, agora, essa parte passa a ter prioridade absoluta nos orçamentos das operadoras, não apenas na aquisição e adaptação dos sistemas como, inclusive, na contratação de Recursos Humanos especializado.

Nenhum comentário: