10.7.07

Conheça os 9 pecados no uso de celulares

IDG Now!

Framingham - Com popularidade do celular, cresce exemplos de comportamento inadequado.

Antes de discutir os novos pecados mortais do uso do celular, é importante enfatizar que os velhos erros, como as conversas em voz alta em locais públicos, não deixaram de existir.

Parte do problema é que muitas pessoas acreditam que, se elas pagaram pelo serviço de telefonia móvel, elas devem poder usar seu telefone da maneira que quiserem. Este é o tipo de conceito que os fumantes acreditam – uma vez que eles pagaram pelo cigarro, devem ter permissão para fumar em qualquer lugar.

Uma pesquisa conduzida pela VitalSmarts descobriu que 91% dos ouvidos haviam sofrido recentemente do que se chama de “insensibilidade pública relacionada à tecnologia”. O curioso é que 83% dos entrevistados afirmaram que nunca ou raramente foram culpados desse tipo de ação.

Em outras palavras, as pessoas estão se tornando rudes e chatas com os celulares, mas não estão cientes de suas próprias transgressões.

Enquanto os velhos erros continuam a acontecer, aqui estão nove dos novos pecados no uso do telefone móvel e como evitar cometê-los ou se tornar sua vítima.

1. Discagem involuntária
O pecado é tipicamente causado por pessoas que não entendem que recursos como “tecle o ultimo número chamado” pode ser acidentalmente acionado.

O receptor de uma chamada desse tipo normalmente ouve conversas desencontradas ao fundo, o som do farfalhar de roupas ou de objetos dentro da bolsa. No entanto, existe o potencial do episódio causar embaraço se o acidente acontece em meio a uma conversa sigilosa ou íntima.

Evite a discagem involuntária usando o bloqueio do teclado.

2. Obstrução do corredor
O pecado acontece quando as pessoas estão ansiosas para descer de uma aeronave e alguém obstrui o corredor, ocupado em fazer uma chamada no celular, checar suas mensagens ou ler e-mails. Resultado: todos são obrigados a esperar.
Grenny nota que as variações deste pecado podem ocorrer em qualquer tipo de fila, como no restaurante ou supermercado. “Isso é absolutamente grosseiro”, afirma.

Evite o bloqueio de corredores estabelecendo prioridades. Uma vez que você esteja fora da fila, você poderá checar e-mails e fazer suas ligações. Isso pode esperar. De verdade.

3. Farra desagradável
Isso freqüentemente tem a forma de duas ou mais pessoas comparando seus telefones em voz alta em público. E, na medida em que os dispositivos móveis ganham tamanhos mais e mais reduzidos, isso leva a diálogos do tipo: “o meu é menor que o seu”.

Grenny chama este pecado de “ostentação”. “Você percebe a falha em um avião quando uma pessoa pega o seu celular e, em seguida, o vizinho também pega o seu”.
Evite essa farra desagradável simplesmente evitando-a. Ou pelo menos faça discretamente.

4. Pouca higiene
Há duas manifestações comuns desse tipo de problema. O primeiro é emprestar o telefone a outra pessoa e pegá-lo de volta cheio de oleosidades na tela. O segundo ocorre quando você empresta o celular a alguém que o mantém por alguns minutos nas mãos e você diz algo como: “espero que você não pegue minha gripe”.

Evite a falta de higiene lembrando-se de limpar a superfície do visor freqüentemente e, uma cortesia relativamente comum, evite comentários maldosos quando você está gripado. Ou simplesmente não empreste seu celular.

5. Negar problemas no bocal
Não é segredo que às vezes é difícil ouvir algumas chamadas do celular. Algumas vezes o problema é só uma conexão ruim. Em outras, o bocal está mal posicionado de forma a ficar roçando a mandíbula da pessoa, muito distante da boca.

“Quando isso acontece, você entende apenas cerca de 30% da conversa”, afirma Grenny. Você diz “ahã” só para fingir que entende o que está sendo dito.
O problema: algumas pessoas vão negar ferozmente que seu bocal falhou.

Evite esse problema se dando tempo de ajustar o bocal antes de culpar outra razão para a recepção ruim. Aproveite para perguntar à pessoa do outro lado da linha se ela consegue ouvi-lo claramente.

6. Uso inadequado do aparelho
Um dos exemplos desse pecado se dá quando algumas pessoas falam alto usando um celular pequeno ou um headset. O resultado é que o pecador parece estar falando sozinho.

Outra manifestação é ouvir o seu headset quando isso não é apropriado. As duas coisas podem acontecer em banheiros públicos, por exemplo.

“De repente, alguém diz algo no banheiro e você sabe que é a única pessoa que está lá além dela”, diz Baker. “Isso faz com que você pense em quão importante deve ser aquela mensagem que não possa esperar mais de dois minutos”.

“Algumas pessoas começam a urinar e continuam a conversa durante todo o tempo”, Grenny nota. “Eu sempre me perguntei se eles são realmente bons amigos daqueles com quem estão conversando”, completa.

Winkler tem uma simples dica para evitar esse pecado. “Um headset é pequeno e fácil de esquecer ligado, por isso não use isso se você não está falando ao telefone”, ela diz.

7. Abuso da câmera do telefone
Como são uma ameaça potencial à segurança, muitas companhias não permitem o uso de câmeras em suas fábricas e não adquirem celulares com câmera para seus empregados.

Em público, no entanto, telefones com câmera transformam todo mundo em potencial paparazzi e pode ser uma grande fonte de descortesia. Grenny afirma que um dos pesquisados do seu estudo relatou o caso e uma pessoa tirando fotos de um cadáver em um funeral.

“As pessoas sentem que, se algo acontece em público, deve ser registrado por seu telefone”, explica Grenny. “Mas não sei se gostaria que alguém fotografasse minha esposa me beijar no aeroporto quando estou para embarcar”, completa.

Evite o abuso no uso da câmera do celular lembrando daquela regra geral dos fotógrafos profissionais: “se não se trata de uma pessoa pública fazendo algo em público, você não tem o direito de tirar fotos a menos que peça permissão”, diz Grenny.

8. Falar e comer
Este pecado é similar ao usar o celular enquanto você está no banheiro, quando a pessoa do outro lado da linha ouve os barulhos do seu corpo em movimento.

“As pessoas não entendem que os barulhos da sua mastigação estão sendo ouvidos em alto e bom som”, Grenny afirma.

Evite falar e comer simplesmente evitando falar e comer. E se você é o ouvinte de uma chamada com sons de mastigação, deixe, de forma polida, que o interlocutor fique sabendo que você prefere conversar quando ele não está comendo.

9. Viva-voz em público
Algumas vezes, falar de forma horrivelmente alta não é o suficiente para os pecadores de celular: eles precisam ouvir os dois lados da conversa, por isso eles acionam o viva-voz do telefone em público. Um pecado relacionado a esse é o hábito de sessões públicas de push-to-talk, aquele recurso dos rádios de trunking.

Grenny cita um pecado assistido recentemente no salão de café da manhã de um hotel. “Dois rapazes estavam acotovelados sobre um telefone e gritando. Eles estavam travando uma briga com outra pessoa sobre alguma coisa, e eram bastante vulgares. Isso durou cerca de 20 minutos, e nenhuma pessoa no salão falou nada a respeito”.

Evite acionar viva-voz em público usando esse recurso do seu celular somente quando for absolutamente necessário, e fazendo isso apenas em locais fechados.

Apenas diga não
Ester entre pessoas que estejam se comportando inadequadamente é sempre desconfortável, mas o consenso entre as pessoas ouvidas para esse artigo é de que é preciso fazer alguma coisa.

“Boas maneiras em público são formadas em conversas públicas”, disse Grenny. “Várias pessoas esperam que os hábitos no uso de celular sejam entendidos ao longo do tempo, mas isso não vai acontecer até que as pessoas, educadamente, digam às outras quando existir um problema”.

O nível de polidez exigido quando você se confronta com um pecador no uso do celular está aberto ao debate. Alguns pensam que a melhor tática é aconselhar evitando o confronto. Em todo o caso, os que participaram desta pesquisa concordam que, a menos que os pecadores sejam alertados de seus erros, esses aborrecimentos irão continuar e só crescer.


Nenhum comentário: