5.7.07

Europa multa Telefónica em 151,9 milhões de Euros

O Globo

Empresa vai recorrer da decisão, provocada por preço de internet


BRUXELAS. As autoridades reguladoras da União Européia (UE) multaram ontem a espanhola Telefónica em C 151,9 milhões (US$ 206,5 milhões), afirmando que ela prejudicou suas concorrentes ao cobrar destas preços elevados demais por seus serviços de internet no atacado, o que impediu sua lucratividade.

A Telefónica controla 80% da rede de banda larga da Espanha. Segundo a comissária de Concorrência da UE, Neelie Kroes, a pesada multa deve-se ao fato de a Telefónica saber que estava violando as normas antitruste do bloco.

Essa é a segunda maior multa já aplicada pela UE, só perdendo para a da Microsoft, de C 497 milhões (US$ 613 milhões).

As estruturas de preço da Telefónica elevaram os custos de seus concorrentes, restringiram a concorrência no varejo e puniu os consumidores, afirmou Kroes, ressaltando que isso servirá como exemplo para outros setores recémabertos, como o de energia.

A empresa disse que vai recorrer da decisão da UE, que classificou de injustificada e desproporcional, ressaltando que agiu de boa-fé. A Telefónica argumentou que a posição do bloco contradiz a das autoridades espanholas e que isso vai afetar a oferta de novos produtos e serviços.

Segundo a UE, os altos preços da internet, um quinto acima dos outros países do bloco, retardaram a expansão da banda larga na Espanha.

Nenhum comentário: