7.8.07

ABTA pede equilíbrio na concorrência entre TVs e Teles

Convergência Digital

As divergências entre as teles e as operadoras de tv a cabo marcaram, mais uma vez, o principal evento do setor de TV por Assinatura - a ABTA 2007, que esse ano, surpreendentemente não contou com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, na cerimônia de abertura.

O presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, abriu o evento cobrando políticas públicas do Minicom e a busca constante do equilíbrio concorrencial à Anatel. O presidente da Agência, Ronaldo Sardenberg, presente ao evento, por sua vez, deixou claro que essa é, sim, uma 'preocupação constante' do Conselho diretor. O Minicom foi representado pelo consultor jurídico, Marcelo Bechara, que não ministrou palestra na abertura do evento.

"Precisamos construir uma infra-estrutura de redes que permita ao Brasil oferecer serviços que de fato tragam inclusão social, especialmente, nas áreas de educação, segurança e saúde, mas com a preocupação de estimular à competição", atestou Annenberg.

Já o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, não perdeu a oportunidade. Logo ao começar a sua apresentação, ele garantiu que 'a busca pelo equilíbrio concorrencial' é uma preocupação constante da Anatel e do seu conselho diretor.

O presidente da Anatel, aliás, usou de toda a sua habilidade diplomática para contornar possíveis embates entre teles e operadoras de cabo. Sardenberg aproveitou a sua presença no evento que o órgão regulador trabalha, depois de cinco anos, retornar o processo de licitações para novas concessões de TV por Assinatura no País.

No entanto, o presidente da Agência também mandou um recado: O órgão regulador tem como alvo a proteção e a defesa do consumidor do serviço de TV por Assinatura. Tanto que, até o final deste ano, a Agência planeja aprovar o Plano Geral de Metas de Qualidade para TV por Assinatura. "Vamos fiscalizar para que o consumidor possa, de fato, ter um serviço de maior qualidade", afirmou Sardenberg.

Surpreendeu, no entanto, aos participantes da cerimônia de abertura da ABTA 2007, a ausência do ministro das Comunicações, Hélio Costa. A assessoria do minicom alegou 'um imprevisto' para a ausência de Costa, num evento que é do setor de radiodifusão. O congresso da ABTA reúne de 7 a 9 de agosto, na capital paulista, os principais representantes do setor de TV por Assinatura do Brasil.

Nenhum comentário: