2.8.07

Lula dá sinal verde para empresa nacional de telecom

Convergência Digital

O presidente Lula deu o sinal verde ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, para que forme um Grupo de Trabalho que tenha por objetivo, estudar a criação de uma empresa nacional de telecomunicações.

O grupo será formado pelos ministérios das Comunicações, do Desenvolvimento, das Relações Exteriores, Casa Civil e órgãos vinculados como a Anatel. O ponto de partida nas discussões acontece a partir da possibilidade da fusão da Oi/Telemar com a Brasil Telecom.

Costa deixou claro que numa eventual formação da empresa de capital nacional, o governo não abrirá mão de ter uma "golden share", para assegurar o controle das decisões empresariais. Os fundos de pensão poderão participar da empresa, mas o ministro ressaltou que ela não terá capital público.

"Acredito que possamos ter um modelo adotado pela Embraer", disse o ministro. "A grande empresa de telecom não poderá ser vendida sem passar pelo crivo do governo", destacou.

Pelo Ministério das Comunicações, Costa indicou o Secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins, o Consulor Jurídico, Marcelo Bechara, e Sávio Pinheiro, consultor e especialista privado.

Nenhum comentário: