17.9.07

Telcomp lança selo de qualidade para operadoras de VOIP

Convergência Digital

As empresas de VoIP passarão a ter um selo de qualidade. O anúncio foi feito por Luis Cuza, presidente da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas). "Há muitas companhias de VoIP, mas são poucas de alta qualidade", afirma. Segundo o executivo, o selo será anunciado em novembro deste ano e as fornecedoras serão auditadas pela Underwriters Laboratories (UL).

Cuza alfineta o mercado, declarando que a oferta de voz sobre IP ficaria mais enxuta. "Cerca de 70% das empresas não passariam no teste, pois muitas não têm controle do processo de qualidade interno", diz. E complementa: "queremos que os usuários brasileiros, principalmente os domésticos, reconheçam as empresas de VoIP e saibam que fornecedores estão contratando".

O presidente da Telcomp adiantou quais serão os requisitos para passar no avaliação. É necessário que a fornecedora ofereça suporte 24x7; as companhias deverão ser legalizadas (CNPJ, bem como pagamento dos impostos em dia) e licenciadas pela Anatel, juntamente com seus aparelhos.

Cuza afirmou que a Anatel não tem nenhuma relação ou parceria com o selo. "O que estamos fazendo é deixar o mercado mais estreito para que a regulamentação do VoIP seja concretizada", conclui.

Nenhum comentário: