25.9.07

TV móvel vai crescer muito ainda, afirma consultoria Juniper

Convergência Digital

Estudo realizado pela consultoria Juniper Research, apesar do ceticismo de muitos especialistas, aponta que o mercado deverá crescer, mundialmente, até 10 vezes, nos próximos cinco anos. O levantamento apura que os serviços de TV móvel vão atender a cerca de 120 milhões de assinantes, em 40 países até 2012, quando o faturamento deverá chegar a US$ 6,6 bilhões.

Analistas, no entanto, alertam que ainda há obstáculos tecnológicos e regulatórios para serem superados. A falta de investimento por parte do mercado também é um problema a ser enfrentado. "As redes só começarão a recuperar o investimento cinco anos depois do lançamento dos serviços, mas o mercado existe", afirma o analista responsável pelo relatório na consultoria, Windsor Holden.

A previsão da Juniper Research surpreendeu ao mercado pelo otimismo, considerado "quase que fora do real", se for levada em consideração a atual situação do mercado. Um exemplo é a dificuldade de implementação da TV Móvel no Reino Unido. Até o momento, a única operadora que apostou no serviço foi a Virgin Mobile, que lançou, no ano pasado, um serviço de televisão móvel.

Mas, em julho deste ano, anunciou a desativação do produto, mesmo depois de ter conseguido conquistar cerca de 10 mil assinantes.O analista da Juniper Research admite que o serviço da Virgin Mobile tinha problemas, mas observa que há outras ações ligadas à TV Móvel, que podem ser consideradas relevantes e cases de sucesso para uma inovação.

"A Virgin cometeu muitos erros. O serviço só tinha quatro canais e foi lançado exclusivamente em um terminal. A qualidade do serviço não era boa", observa Holden. "Em comparação, a operadora 3, da Itália, que lançou uma rede de TV móvel há 16 meses com mais celulares, além de estruturar uma política de preço diferencial e outros serviços interligados, conseguiu meio milhão de assinantes em menos de 12 meses", atesta o analista da Juniper Research.

Holden prevê que os países que adotaram o serviço há mais tempo, como por exemplo, o Japão e a Coréia do Sul, seriam provavelmente os mercados mais lucrativos para o serviço, embora admita que mesmo na próxima década, o faturamento possa ser uma gota no oceano se comparado à TV global como um todo. "O faturamento será comparável ao de uma organização como a BskyB em si", completa o consultor da Juniper Research.




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