14.11.07

Governo estuda criar ISP estatal em municípios carentes do serviço

Convergência Digital

O governo estuda a possibilidade de estatizar o acesso à Internet, naqueles municípios onde não tenham empresas privadas prestando o serviço. Foi o que garantiu o ministro das Comunicações, Hélio Costa, após participar de painel no Fórum de Governança da Internet, no Rio de Janeiro.

O ministro paticipou ontem de uma reunião no Palácio do Planalto, na qual diversos órgãos do governo envolvidos com a inclusão digital debateram a criação de uma rede federal de banda larga, para suprir a ausência de Internet em diversos municípios brasileiros.

"O governo não quer tomar o lugar de ninguém. Mas onde não tiver quem faça, evidentemente nós faremos", disse Costa, sobre a prestação do serviço estatal de acesso à Internet.

Costa disse que a proposta de inclusão digital para escolas, postos de saúde, hospitais, bibliotecas e delegacias, deverá contemplar um emeranhado de redes de telecomunicações. Segundo ele, até o final do ano que vem, por exemplo, o programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), deverá contar com 18 mil pontos de acesso à rede mundial de computadores, por meio de satélite ou via terrestre.

Além desta, o governo conta com a integração de outras redes federais (Eletronet e da Petrobrás) e ainda poderá se valer de um "backhaul" que deverá ser implantado pelas concessionárias de telefonia fixa em cerca de 3,2 mil municípios, em substituição aos Postos de Serviço Telefônico (PSTs).

"Você junta infovia, mais substituição de PSTs e a rede do Gesac e temos mais de 90% do território nacional. Você só deixa de cobrir regiões interioranas rurais que não estão ainda incluidas no projeto, porque ainda precisa ser feito o trabalho de chegar a estrutura de energia elétrica", explicou.

Segundo Hélio Costa, embora o governo ainda esteja fazendo cálculos, já existe uma estimativa de que o custo da inclusão digital (incluindo montagem de rede e o provimento de acesso à Internet nas áreas que não contam cobertura privada do serviço), seja em torno de R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões, em três anos.

Nenhum comentário: