7.11.07

Provedores de acesso discutem novos serviços, mas esbarram em orçamento

Convergência Digital

Os 1.761 provedores de acesso à internet do País vivem hoje na encruzilhada entre a discussão regulatória, a disposição do Congresso Nacional em definir um modelo capaz de coibir os crimes virtuais e a falta de recursos financeiros para investir em novos serviços.

Durante o “Encontro Nacional do Provedores de Serviços Internet”, que acontece nesta terça-feira, 06/11, em São Paulo, em paralelo ao IP Communications 2007, líderes do setor demonstraram forte preocupação com o futuro deste modelo de negócio.

O presidente da Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Acesso), Eduardo Fumes Parajo, lembrou que, apesar de o brasileiro estar entre os usuários que mais ficam conectados (22h30) e o País ocupar o 6º. Lugar no ranking mundial de conexão à web, a falta de competição entre as operadoras de telecomunicações atrasa o desenvolvimento tecnológico, inflaciona os preços e prejudica os usuários finais.

“Somos favoráveis à regulamentação do setor, ao incentivo à livre concorrência, desde que sejam respeitados os papéis de cada empresa. As operadoras não deveriam invadir o mercado dos provedores de acesso à internet com estão fazendo”, disse.

A entidade quer isonomia entre as empresas concorrentes no provimento de serviços de valor adicionado perante seus fornecedores de telecomunicações, principalmente quando os concorrentes pertencerem a grupos com participação de operadoras, a exemplo do IG, que pertence à Brasil Telecom. “Hoje as teles com os seus provedores já dominam o mercado”, denunciou.

Para Manoel Santana, presidente da Abramulti, a situação dos provedores de acesso à internet hoje é extremamente complexa, pois tratam-se, na grande maioria, de empresas de pequeno porte, com pouco ou nenhum fôlego para investimentos próprios. “E também não temos linhas de crédito disponíveis para aportamos em novos serviços”, concluiu.

Nenhum comentário: