7.11.07

Wimax é internet 3.0

Convergência Digital

O WiMAX é a Internet 3.0. A afirmação é de Mo Shakouri, vice-presidente de Marketing do WiMAX Forum. Segundo ele, a tecnologia impõe às operadoras e aos fornecedores a necessidade de um novo modelo de negócios.

"O WiMAX não pode e não deve repetir os erros de outras tecnologias. Ela precisa assegurar serviços integralmente", frisou o executivo, aos presentes ao WiMAX Brazil Conference & Expo, evento que acontece na capital paulista até esta quarta-feira, 07/11.

Com relação à certificação dos produtos WiMAX, Mo Shakouri informou que o WiMAX Forum trabalha com o prazo de finalizar a certificação móvel em 2,3 GHz, 2,5 GHz e 3,5Ghz ao longo do próximo ano.

A faixa de 5,8 Ghz só deverá entrar no escopo da entidade apenas em 2009. Também há no cronograma do WiMAX Forum, o trabalho de interoperabilidade dos sistmas de WiMAX certificados com os de Terceira Geração. Essa interoperabilidade seria trabalhada também ao longo de 2008.

O ponto mais interessante da palestra do executivo do WiMAX Forum ficou com a sua declaração que o WiMAX será a base da Internet 3.0. "Posso assegurar que Web 2.0 é coisa do passado e do mundo convencional. O WiMAX nos remete á Internet 3.0, que é a mobilidade em todos os sentidos e com conexão em tempo integral. O WiMAX repensa todo o processo de negócios do setor de telecomunicações", decretou Shakouri.

O executivo do WiMAX Forum lamentou apenas o "atraso" do Brasil diante de outros países emergentes com relação à adoção da tecnologia. Segundo ele, o país precisa de um laboratório de desenvolvimento e certificação, que hoje, não existe.

"Gostaria de ver esse laboratório já em funcionamento no final do ano que vem, quando faremos uma edição do WiMAX Forum, no Rio de Janeiro para atender ao mercado latino-americano. Há laboratórios na Espanha, nos Estados Unidos, na Coréia, em Taiwan e na China. O Brasil não pode ficar de fora", salientou Shakouri.

Rentabilidade e planos assegurados: Sprint Nextel

Neste conceito onde o WiMAX se apresenta como uma revolução comercial e tecnológica para as operadoras, o diretor da Sprint Nextel, Victor Galvis, reiterou que, apesar das especulações, a operadora norte-americana prossegue com o projeto de criar uma rede nacional baseada na tecnologia.

"É claro que há a concorrência que trabalha contra, mas já há uma definição que não temos como voltar atrás. As operadoras perderam pelo menos US$ 250 bilhões com serviços Internet por não estarem preparados. O WiMAX é o caminho para não perdermos mais dinheiro", destacou Galvis.

Segundo ele, a rede WiMAX permite uma velocidade de tráfego de dados 12 vezes maior do que a atual, baseada na Terceira Geração. "Se aumentamos o tráfego de dados na rede há perda de eficiência e performance porque há um conflito com a rede de voz. Agora com o WiMAX esse problema não existe", declarou.

Outro ponto importante do WiMAX é selar, de uma vez por todas o fim do subsídio. Galvis destaca que o atual modelo de negócios das operadoras, com menor ou maior relevância, ainda tem o subsídio de terminais como forma de atrair clientes.

"Essa política não nos deixa fechar a equaçaõ da rentabilidade. No WiMAX, não há esse problema, porque não haverá o subsídio, mas sim, a competição por serviços e preços justos", completou o Galvis.

O diretor da Sprint Nextel não acredita que o modelo adotado nos Estados Unidos será replicado no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina. "Foi um modelo pensado para o mercado norte-americano. Acredito que cada país saberá definir a sua melhor política de uso da tecnologia". Galvis apresentou aos presentes ao WiMAX Brazil Conference & Expo, o filme promocional do serviço WiMAX, batizado de XOHM (show).

Garantiu ainda que a operadora mantém o cronograma de investir US$ 2,5 bi ao longo de 2008 na infra-estrutura. Informou ainda que há uma equipe de 600 funcionários totalmente dedicados ao desenvolvimento de produtos WiMAX e confirmou: O lançamento do serviço comercial, mesmo que em alguns pontos, está agendado para abril de 2008.


Nenhum comentário: