22.12.07

NET compra BIGTV


CONVERGÊNCIA DIGITAL

Ao apagar de 2007, a Net Serviços anunciou a compra de mais uma empresa no País. Nesta sexta-feira, 21/12, a companhia informou ao mercado a compra da BIGTV, operadora de TV por assinatura e banda larga, que atua nas cidades de Guarulhos (SP), Valinhos (SP), Botucatu (SP), Jaú (SP), Sertãozinho (SP), Marília (SP), Ponta Grossa (PR), Cascavel (PR), Cianorte (PR), Guarapuava (PR), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).

"Esperamos, sinceramente, que a Anatel conceda a anuência para a compra o quanto antes. No caso da Vivax, ela demorou sete meses - de outubro de 2006 a maio de 2007. Acredito que não há qualquer problema para essa incorporação, uma vez que não tínhamos atuação nas áreas compradas", afirmou em teleconferência para analistas, o diretor financeiro da Net Serviços, João Elek.

A BIGTV tem como sócias as empresas ALUSA – Companhia Técnica de Engenharia Elétrica e Coax Telecomunicações Ltda, além de outros acionistas e quotistas. Possui cerca de 107 mil assinantes de TV por Assinatura e 56 mil assinantes de Internet banda larga, com uma rede de três mil Km que cobre 409 mil de domicílios. A receita líquida anualizada da BIG TV totalizou R$ 102 milhões, com uma margem de 40%.

Segundo Elek, o valor da transação deverá ficar entre cinco a sete vezes o EBITDA da BIGTV. Os analistas presentes à conferência avaliaram o negócio entre R$ 200 a R$ 290 milhões. Com a aquisição, a NET passa a deter 48% do mercado de TV por assinatura e 18% do mercado de Internet banda larga. Além disso, a NET amplia sua atuação de 79 para 91 cidades brasileiras.

"Também ganhamos uma rede em ótima situação. Hoje, 80% da rede da BIGTV já é bidirecional, ou seja, capacitada para a oferta dos produtos triple play", destacou Elek. A transação, além de passar pelos órgãos reguladores brasileiros, também será submetida à aprovação dos acionistas da NET.

A compra da BIGTV é mais uma prova que o mercado de oferta de serviços convergentes promete e, muito, ao longo de 2008. A entrada das concessionárias de telefonia fixa no negócio, a Telefônica, por exemplo, com a TV Digital, via DTH, e às demais, através da regulamentação do IPTV, determinará uma revolução na oferta dos serviços tradicionais.

Além disso com a Terceira Geração, as operadoras móveis também passam a ser players na área de banda larga. Os pacotes tradicionais de serviços - os Combos - devem ganhar uma nova "cara" no ano que vem, e o mais importante e almejado pelo consumidor: O custo do serviço, em função da concorrência, deverá baixar.

No caso da banda larga, por exemplo, apenas com a 3G, a Anatel previu uma redução de até 50% no custo final ao consumidor. É esperar para ver.



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