29.1.08

Baixada Fluminense terá acesso à internet pública sem fio

O Globo Online

RIO - Foi oficialmente lançado, nesta segunda-feira, em Duque de Caxias, o "Baixada Digital", projeto de democratização do acesso às tecnologias da informação que levará internet sem fio pública e gratuita a todos os municípios da Baixada Fluminense. O programa vai permitir que, até junho deste ano, todas as escolas, hospitais, postos de saúde, órgãos das prefeituras e até praças dos municípios da Baixada tenham conexão sem fio à redes de voz e dados.

Segundo Franklin Dias Coelho, coordenador-geral do projeto Baixada Digital, 15 cidades-pólo serão responsáveis por distribuir o sinal da rede de acesso sem fio (Wi-Fi) nos municípios nos próximos seis meses, com estimativa de R$ 6 milhões de orçamento. A rede combina tecnologias de acesso em banda larga Wi-Fi, WiMax e WiMash para distribuir a banda (backbone) de 300 Megabytes aos moradores e turistas que passarem pelos órgãos da prefeitura, quiosques e praças.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o projeto deve beneficiar diretamente cerca de 3,2 milhões de cidadãos, mas a expectativa é que, até meados de 2010, acordos sejam assinados para que todos os municípios do interior do estado do Rio passem a receber acesso à internet sem fio (Wi-Fi), projeto que deve incluir investimentos da ordem de R$ 42 milhões. Segundo o secretário, a primeira antena de Wi-Fi deve ser instalada logo após o carnaval, com testes para que, dentro de 90 dias, comecem a emitir sinais de internet sem fio.

- O que iniciamos hoje é uma proposta de reformar o programa de educação, de saúde e de atendimento público a partir do uso da internet em barda larga, e a céu aberto. É um dos três maiores projetos do gênero no mundo. Fica atrás apenas dos (modelos) implantados na China e no México - afirmou o secretário.


Nenhum comentário: