14.1.08

Móveis dividem municípios sem cobertura


ADNEWS

As operadoras já sabem para quais municípios do Brasil deverão levar redes de telefonia móvel em dois anos contados a partir da assinatura dos contratos de terceira geração (3G). Cobrir todo o País com redes móveis é uma das obrigações do regulamento de 3G e a Anatel já divulgou quem deverá cobrir qual cidade entre as 1.836 que ainda não dispõem de nenhuma rede de celular.

A expectativa da agência é assinar os contratos com todas as operadoras na segunda quinzena de fevereiro. Nesse momento começa a contar o período de dois anos que elas terão para implantar as redes nas cidades hoje não atendidas pelo serviço. Os 1.836 municípios abrigam 17 milhões de habitantes, de acordo com dados da Anatel, população que poderá ter acesso ao serviço de telefonia celular, mesmo que ainda na segunda geração.

Entre as áreas em que o País foi dividido, a que concentra o maior número de cidades sem cobertura é a que engloba Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, com 673 municípios. Eles serão atendidos pelas operadoras Claro TIM, Vivo e Brasil Telecom. Em seguida está a região que envolve os 656 municípios entre os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, cuja cobertura ficou a cargo de Oi, Claro, TIM e Vivo.

Essas mesmas operadoras cobrirão os 264 municípios que hoje estão sem celular nos estados de Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima, segundo a divisão divulgada pela Anatel. Já os 240 municípios que ainda não possuem telefonia móvel na região que inclui Bahia, Espírito Santo e Sergipe serão atendidos pelas operadoras Oi, Claro, TIM e Vivo.

O Espírito Santo é o estado com menos cidades descobertas, apenas duas, que serão atendidas por TIM e Vivo. O Estado de São Paulo vem em seguida, com o segundo menor número de cidades sem redes móveis. São três, que serão cobertas por redes da TIM, Claro e Oi. Além de cobrir todas as cidades do País com alguma tecnologia de telefonia móvel, as operadoras terão de, nos dois primeiros anos após a assinatura dos contratos, cobrir todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes com a terceira geração.

A partir do terceiro ano, a 3G deverá chegar também a 2.740 municípios com menos de 500 mil habitantes. Nesta semana, a Anatel vai definir quais operadoras cobrirão esses 2.740 municípios, segundo informações divulgadas à imprensa.




Nenhum comentário: