31.7.08

Mais de 1 milhão de assinantes VOIP

CONVERGÊNCIA DIGITAL 


Ao final de 2007, segundo dados do portal Teleco, o Brasil possuía cerca de 700 mil assinantes VoIP. Neste ano, ao final do primeiro semestre, o ritmo de adesão chegou a 50%, e houve o registro de mais de um milhão de assinantes, divulgo o portal nesta segunda-feira, 28/07. Os dois maiores prestadores do serviço, no entanto, não são operadoras alternativas mas, sim, a Embratel, com o Net Fone, e a GVT, com o Vono.

As outras operadoras, segundo os especialistas do portal, ainda registram operações incipientes com o VoIP. De acordo com os números apurados pelo Teleco, no primeiro trimeste deste ano, os assinantes VoIP já estavam próximos de 900 mil.

No segundo trimestre, a conta superou a casa de um milhão de assinantes. O portal contabiliza cerca de 100 provedores da tecnologia, mas admite que este número pode estar defasado. O impacto de VoIP já é realidade nas operadoras.

Estudo recém-divulgado pela consultoria Frost & Sullivan, em 2007, o faturamento do segmento de VoIP ficou em US$ 72,6 milhões na América Latina. Para 2012, o crescimento da receita deverá ser superior a 700% e passar para US$ 625,9 milhões.

No Brasil, apurou o levantamento, nos próximos seis anos, o crescimento do VoIP é dos principais fatores para a queda de 2,8% no faturamento de ligações locais e de 7,9% no de ligações de longa distância anualmente nas receitas das concessionárias tradicionais.

Nenhum comentário: