6.8.08

Mobile Web atinge massa crítica


A Nielsen Mobile publicou um relatório com dados muito relevantes sobre o status atual da mobile web mundialmente. O relatório é entitulado “Critical Mass - The Worldwide State of the Mobile Web”. Segundo a consultoria, a evolução da Internet móvel no mundo atingiu números bastante significativos, e já oferece uma base de usuários suficiente para suportar ações de mobile advertising em larga escala.

A pesquisa foi feita com usuários, operadoras e grupos de conteúdo de 16 países, entre eles incluindo o Brasil. Nesta lista, a maior penetração é a dos Estados Unidos, com 15,6% dos assinantes sendo usuários regulares de Internet no celular (40 milhões de pessoas). Seguem na sequência o Reino Unido, Itália, Rússia, Espanha e Tailândia, todos com mais de 10% de penetração (não constam na pesquisa os países nórdicos e o Japão). O Brasil aparece com 2,6% de penetração, números que devem crescer bastante neste ano com a chegada das redes 3G por aqui.

Outras conclusões do documento são bastante reveladoras. Citamos as seguintes:

- Nos EUA, apesar do hype sobre o iPhone, ele representa apenas 4% dos acessos totais à web móvel. O aparelho líder é o Motorola Razr, com 10%. No entanto, o iPhone já aparece na frente das famílias Blackberry e outros smartphones, além do que 82% dos donos de iPhone declaram utilizar a Internet no celular (número muito maior do que nos outros aparelhos). Na Europa, a Nokia lidera com 3 aparelhos entre os 5 principais, sendo os outros novamente o Motorola Razr (terceiro) e o SonyEricsson K800i (quarto);

- Em geral, a audiência está equilibrada na distribuição entre homens e mulheres, ainda que sempre tendendo a uma maioria masculina. No entanto, em alguns países como Alemanha e Brasil, essa maioria é mais destacada, com valores próximos a 70% para os homens. Além disso, a distribuição por idade também é bem parelha, com o grupo de maiores de 35 anos ligeiramente superior ao grupo dos mais jovens;

- As marcas mais conhecidas da Internet também fazem sucesso na mobile web. Nos EUA, o campeão de audência é o Yahoo! Mail, com 14,2 milhões de usuários únicos em Maio de 2008. Seguem Google Search, Weather Channel, Hotmail, Gmail, ESPN e Google Maps, todos com mais de 6 milhões de usuários únicos por mês.

- A maior disseminação das redes 3G e dos planos de dados acessíveis são fatores fundamentais do crescimento do número de usuários. As redes 3G apresentam 6 vezes mais tráfego do que as redes 2,5G (o que reforça a tese de que esse é um ano importante aqui no Brasil).

- Sites da Internet com boa presência na web móvel tendem a aumentar o espectro da sua audiência e ganhar novos usuários também para seus serviços web. Este incremento foi estimado 13% para os líderes nos EUA.

- Com o aumento do inventário (espaços e audiência de mídia móvel disponível) e das campanhas, mobile advertising está se tornando um componente comum à experiência da Internet móvel. Segundo o levantamento, 26% dos usuários se lembram de algum tipo de anúncio enquanto usavam a Internet pelo celular.

Nenhum comentário: