29.8.08

Vivo e Claro não cobrarão por portabilidade


INFO

Portabilidade passa a valer na segunda dia 1º. Vivo e Claro dizem que não cobrarão para receber novos clientes.

Após longas negociações entre Anatel e as operadoras fixas e móveis, a agência reguladora decidiu manter para o dia 1º de setembro o início da portabilidade numérica no país. Com a regra, o usuário pode trocar sua operadora fixa ou móvel mantendo o mesmo número de telefone.

A agência autoriza quem recebe um novo cliente a cobrar uma taxa para manter o número telefônico da operadora antiga. O valor desta taxa, no entanto, ainda não foi definido pela Anatel. A decisão deve ser anunciada amanhã, dia 29.

O direito de cobrar uma taxa deve-se ao fato das teles terem um custo adicional para adaptar sua infra-estrutura e manter o telefone da operadora antiga. Nesta quinta (28), Claro e Vivo se anteciparam à decisão e não cobrarão nenhuma taxa. A TIM disse que aguardará a decisão da Anatel para se pronunciar sobre o tema.

A portabilidade numérica será implementada no Brasil aos poucos. Em 1º de setembro, quem mora nos DDDs 14 (SP), 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI) poderão trocar de telefônica e manter seu número.

O DDD da região metropolitana de São Paulo (11) só será atendido em março de 2009. Já o DD 21, do Rio de Janeiro, será atendido até fevereiro de 2009. O cronograma completo está publicado no site da Anatel.

Nenhum comentário: