11.9.08

Competição e Portabilidade aceleram 3G no país

CONVERGÊNCIA DIGITAL

Um ambiente competitivo consolidado; a implantação de uma cobertura de rede capaz de provar ao usuário que a tecnologia funciona, de fato, em qualquer lugar e a portabilidade numérica ganhando escala em todo o país são fatores considerados cruciais para impulsionar a expansão do uso do serviço de Terceira Geração entre os brasileiros.

A opinião é do diretor para América Latina e Caribe da 3G Americas, Erasmo Rojas. A 3G Americas é uma associação de provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações que organiza o AmericasCom (antigo GSM Americas), evento que acontece nesta terça-feira, 09/09, no Rio de Janeiro.

"A competição de fato só começa quando tivermos um ambiente competitivo e com portabilidade. No Brasil, teremos de esperar mais um ou dois meses para isso", explica. O executivo destaca ainda a importância da disponibilidade de um bom portfólio de aparelhos, mas lembra que as operadoras precisam investir em cobertura, conteúdo, bons serviços e bons preços.

"Os usuários não entendem de tecnologia. O que eles querem é usar essa tecnologia em qualquer lugar. Se não funcionar ou funcionar mal, não interessa", adverte Rojas. Em julho, números da telefonia móvel divulgados pela Anatel mostraram cerca de 1,3 bilhão de acessos utilizando tecnologia 3G. Isso corresponde a menos de 1% do total do mercado de telefonia móvel celular no Brasil, o que revela um imenso potencial para crescimento.

Erasmo Rojas, no entanto, foi cauteloso e não quis fazer previsões sobre o ritmo de adesão à 3G no país. Ele assume que a banda larga móvel é um negócio em alta porque há uma demanda reprimida no Brasil e em outros países da região.

O executivo, no entanto, observou que qualquer prognóstico só poderá ser feito quando todos os usuários tiverem o serviço funcionando em todas as operadoras concorrentes do mercado. Fato que não acontece, hoje, uma vez que a Vivo ainda não ativou, oficialmente, a sua rede 3G em WCDMA/HSDPA.

Nenhum comentário: