30.10.08

Helio Costa ataca preços da banda larga na abertura da Futurecom



IP NEWS

Durante discurso na abertura da Futurecom 2008, ministro das comunicações Hélio Costa voltou a criticar preço e qualidade das conexões no País e disse que governo estuda promover na banda larga algo semelhante ao que fez no programa PC para Todos, que derrubou o custo dos desktops de mais de 4 mil reais para menos de 800 reais.

A iniciativa, lembrou o ministro, beneficiará mais 37 mil estudantes, 87% dos alunos. Da mesma forma, Hélio Costa informou que está em estudo na Anatel, sob encomenda do governo, um estudo voltado a iniciativas que derrubem os preços das conexões à internet no Brasil. A idéia é criar, a partir desta análise, uma forma de incentivo, materializada em redução de impostos.

“O acesso à internet em banda larga ainda é muito caro no Brasil, e precisamos buscar alternativas para mudar esta realidade, juntamente com a promoção da qualidade nesta área”, disse o ministro.

Como ação concreta, Costa afirmou que, até 2009, quer ver licitadas as freqüências de WiMax e DTH (Direct to home), tecnologias que devem estimular a competição nas áreas de telefonia e banda larga e em trasmissão de TV, respectivamente.

Em seu discurso, Hélio Costa fez também um balanço dos últimos 10 anos do sistema de telefonia, coincidentemente uma década de privatização do sistema Telebrás e o 10º Aniversário da Futurecom. Disse que o governo reconhece os desafios ainda a serem enfrentados e que segue firme nos três principais propósitos que norteiam as políticas públicas de telecomunicações: universalização, incremento da competição e melhoria dos serviços.

“Em universalização o progresso notório. Temos mais 135 milhões de celulares em uso. Até 2010 todos os municípios serão atendidos por celular e infra-estrutura de acesso a banda larga”, comentou, ao lembrar os mais de 10 milhões de acesso em banda larga no País.

O ministro também comentou que nos últimos 10 anos foram investidos 150 bilhões de reais no setor de telecom, aporte que permitiu a evolução do acesso à telefonia, especialmente celular e internet. “Em 2007, tínhamos 20,4% dos municípios com acesso à internet e 27% da população com acesso a computador, graças ao Programa PC para Todos, que derrubou de mais de 4 mil reais para menos de 800 reais o preço dos PCs”, comemorou.

Segundo o ministro, a Anatel calcula que nos próximos 10 anos, ainda serão investidos 250 bilhões de reais em todos os serviços de telecomunicações, com ênfase em banda larga fixa, telefonia móvel e televisão, o que deve permitir um salto das atuais 10 milhões e conexões em banda larga para 40 milhões. No mesmo período, os 135 milhões de telefones celulares de hoje serão 270 milhões, de acordo com a mesma estimativa.


Nenhum comentário: