5.10.08

RIO quer discutir redução de impostos sobre banda larga


CONVERGÊNCIA DIGITAL

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, afirmou que é possível criar medidas para a diminuição de carga tributária, no que se refere ao ICMS, pelos Estados e tributos federais, visando a queda do preço do serviço de banda larga no Brasil. Ele
participou da cerimônia de abertura do Rio Info 2008, evento de Tecnologia da Informação que se realiza no Rio de Janeiro até o dia 2 de outubro.

Bueno reconhece que os tributaristas não gostam de falar em redução de impostos, mas ele, como Secretário de Desenvolvimento, que levar adiante essa discussão no Governo estadual e, principalmente, em nível nacional.

"Sem apoio dos estados mais fortes, essa medida não tem como andar. Coloco-me à frente desse movimento para levantar a bandeira e discutirmos o assunto", declarou. A redução da carga tributária na oferta do serviço banda larga é viável porque a receita obtida pelo produto ainda não faz diferença nos caixas governamentais.

"O momento de se discutir qualquer opção de queda de tributo, de fato, é agora. A banda larga ainda não causa impacto ou perda de receita para nenhuma contabilidade estadual, mas esse cenário pode mudar em um curto prazo", observou Bueno.

A tarefa de conseguir a queda de imposto não é fácil, e o secretário admite isso. "Repito: Os tributaristas não gostam de cortar imposto. Para se conseguir isso, seria necessário uma união nacional e a compreensão de que a banda larga é, hoje, o principal instrumento para inclusão digital e social neste País", concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico.

O Governo do Rio de Janeiro já criou a Agência de Investimentos, que financia empresas de pequeno e médio portes do Estado. "Precisamos fazer mais e mais. Serviços são o caminho do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Ainda estamos começando um trabalho. Mas ele já é replicado em outros estados, entre eles, São Paulo, que também já estrutura o seu banco de fomento", completou o secretário.

Da cerimônia de abertura do Rio Info 2008, nesta terça-feira, 30/09, participaram, além de Júlio Bueno, os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e de Educação, Tereza Porto. O secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, representou o titular da pasta, Sérgio Rezende, e o governo Federal.

Nenhum comentário: