18.12.08

Justiça francesa acaba com exclusividade de operadora em vender IPhone

O Globo 

Uma decisão da Justiça francesa quebrou a exclusividade de comercialização do iPhone 3G no país. A autoridade responsável pela regulação de mercado considerou abusivo o acordo entre a operadora France Telecom Orange e a Apple, fabricante do smartphone. Segundo o órgão, a exclusividade "introduz um novo fator de rigidez num setor que já não tem muita competição". A Apple se disse "decepcionada" com a decisão
De acordo com a decisão, qualquer operadora agora poderá vender o aparelho no país. O caso chegou à Justiça depois de uma reclamação da operadora Bouygues Telecoms, em 18 de setembro, alegando que a exclusividade violava os princípios de competição.
O veredito é temporário, mas permanece válido enquanto o conselho examina o caso em detalhes. A France Telecom pretende apelar da decisão. A empresa já vendeu cerca de 450 mil iPhones 3G e 150 mil iPhones da primeira geração.
Um dia depois da decisão a Orange baixou os preços do iPhone 3G, segundo o "Blog do iPhone". O modelo de 16GB agora custa menos de 99 euros (cerca de R$ 335) e o de 8GB sai por 79 euros (cerca de R$ 270).

Nenhum comentário: