18.8.05

Brasileiro cria bateria de celular descartável


Quarta-feira, 17 agosto de 2005 - 17:20
IDG Now!
Uma solução simples e nacional poderá resultar numa espécie de carregador descartável de bateria para celulares. Será o fim das situações de urgência em que não há formas para recarregar o aparelho, como em um camping ou lugar com difícil acesso a rede elétrica.

O carregador descartável, que lembra uma barra de chiclete, tem autonomia de até 40 horas em stand-by ou 40 minutos de conversação.

Criado por Daniel Mota, que curiosamente é formado em propaganda e marketing, com a ajuda de seu pai Gilberto Leme, técnico em eletrônica, o protótipo começou a ser desenvolvido no início de 2002 e teve patente aprovada em março de 2003.

Após finalizado, foram iniciadas as conversas para o lançamento comercial do produto. Apesar de negociações iniciais com a Nokia, o projeto acabou ficando na gaveta por um tempo.

As conversas foram retomadas há pouco tempo por intermédio da Associação Nacional dos Inventores (ANI), que divulgou o protótipo a diversas fabricantes de aparelhos. Entre as que mais demonstraram interesse está a Nextel.

O produto deverá custar de 7 reais a 10 reais, segundo Mota. O criador planeja vender o produto em grandes redes do varejo, shoppings e bancas de jornal. "Estamos esperando o interesse de algum investidor para iniciarmos a produção em grande escala", explica Mota.

A bateria descartável deverá ter diferentes modelos. Isto por que o próprio plug-in e a voltagem da bateria dos celulares costumam variar entre as fabricantes. Contudo, Mota não descarta a idéia de se dedicar ao estudo e criação de uma versão universal.

Nenhum comentário: