18.8.05

Líder do laptop popular deixa o governo


Quarta-feira, 17 agosto de 2005 - 15:36
Camila Fusco - Computerworld

O assessor especial do Ministério das Comunicações, Jean Claude Frajmund, responsável pelo desenvolvimento do projeto do laptop de 100 dólares no governo federal, foi exonerado do cargo.

A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17/08) conforme determinação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Fontes próximas ao executivo declaram que ele pediu demissão do cargo há cerca de 15 dias em virtude de divergências com o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Essas mesmas fontes declaram que Hélio Costa está se desgastando ao tentar alterar a estrutura do ministério e que suas atitudes têm sido consideradas ruins para o País até mesmo dentro do governo.

Frajmund atuava à frente do grupo governamental para o laptop popular desde o início do ano e coordenou a apresentação do projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho. Na ocasião, esteve no Brasil o professor Nicholas Negroponte, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e foi criado um grupo interministerial para avaliar o projeto que previa a inclusão digital de alunos da rede pública de ensino por meio do equipamento portátil.

O grupo elaborou um relatório que deve ser entregue ao presidente Lula na próxima semana sobre o laptop de 100 dólares. Informações extra-oficiais também dão conta de que seis cientistas brasileiros de diversas áreas - entre elas conectividade e educação - deverão trabalhar com o MIT para elaborar o projeto do computador portátil.

A estratégia é considerada uma forma positiva de o Brasil se apropriar da tecnologia elaborada pelo MIT ao mesmo tempo em que proporciona a construção conjunta do projeto personalizado para o País.

Jean Claude deixa o cargo a partir desta quarta-feira e passará a se dedicar a projetos pessoais, conforme informou ao COMPUTERWORLD. O responsável pelo projeto do laptop popular passará a ser o assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, que coordenou o projeto da inclusão digital Computador para Todos (ex-PC Conectado).

Nenhum comentário: