16.12.05

Associação vai lançar cartilha com esclarecimentos sobre uso de celular

As empresas de telefonia celular vão lançar no início de 2006 uma cartilha para esclarecer a população sobre os temores de que as irradiações dos aparelhos ou das torres de transmissão podem causar problemas à saúde. Com o título "Telefonia celular - conheça bem esta tecnologia", a cartilha cita as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O trabalho foi realizado em conjunto pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) e a Universidade de Brasília (UnB).
O presidente executivo da Acel, Amadeu Castro, disse que serão realizados quatro seminários regionais e um nacional sobre o tema. Segundo ele, as empresas entendem que é necessário informar a população para desfazer qualquer idéia de que o serviço pode causar problemas à saúde. Ele destacou que a tecnologia móvel obedece aos padrões do Comitê Internacional de Proteção da Radiação Não Ionizante, organização reconhecida pela OMS.
- Vamos entregar cadernos explicativos aos formadores de opinião e aos Ministério Público e Procons.
As cartilhas também serão distribuídas aos integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Câmara - disse Castro.
O professor da UnB Leonardo Menezes afirmou que as pessoas fazem confusão entre radiação, caso dos celulares, e radioatividade. Para ele, é importante ter uma norma a ser seguida. Ele lembrou que a tecnologia usada na telefonia móvel é a mesma usada nas transmissões de rádio.
A posição oficial do Ministério da Saúde sobre quais são as precauções que devem ser tomadas para evitar que os celulares causem problemas à saúde será divulgada no fim de 2006. A informação é do consultor do ministério Tarcísio Cunha.
- A resposta que o Ministério da Saúde tem que dar é se daqui a 15 ou 30 anos terá um surto por causa de problemas da exposiçào eletromagnética - afirmou.

Nenhum comentário: