12.12.05

CDMA aposta em roaming entre padrões

Para solucionar uma das questões mais delicados do uso do CDMA - a ausência de roaming na Europa - os fabricantes da tecnologia apostam suas fichas na massificação dos modelos terminais baseados na tecnologia WorldMode, ou seja, que permitem falar em GSM e CDMA, em todas as bandas existentes - 800/900/1800/1900 MHz.

"O Roaming é uma necessidade e o CDG trabalha muito duro para conseguir uma solução que atenda aos usuários. No caso do WorldMode, a proposta é que o assinante fale em qualquer tecnologia existente. Hoje os modelos são para CDMA 2000, mas no ano que vem, já teremos para o WCDMA", informa Celidonio von Wuthenau, diretor do CDG Development Group para a América Latina e Caribe.

No Brasil, a Vivo lançou o terminal GlobalMoto, da Motorola. Inicialmente a estratégia da operadora está centrada no atendimento do mercado corporativo, já que o produto é disponibilizado por um único fabricante. Para 2006, outros fornecedores, entre eles, a LG prometem disponibilizar o terminal, no segundo semestre. "Vamos trabalhar para trazer um terminal WorldMode que atenda ao consumidor final. Já temos o terminal na China, agora, é tentar produzir de forma a torná-lo acessível a todos os perfis de público", declarou o CTO(Diretor de Vendas de celulares) da LG Electronics do Brasil, Carlos Melo.

Nenhum comentário: