21.2.06

Setor de telefonia móvel pagou US$ 10 bilhões em impostos

Ana Paula Lobo - Convergência Digital

Pesquisa da Ahciet - Associação Hispanoamericana de Pesquisas e Empresas de Telecomunicações - aponta que a cobranca de impostos e elevada na região. O Brasil e o país que lidera o ranking na região, com uma média de 40% de tributos para os serviços ligados à telecomunicações.
De acordo com os dados divulgados pelo estudo, em 2004, as provedoras de serviços de telecomunicações pagaram cerca de US$ 10.9 bilhões de impostos nos países pesquisados - México, Brasil, Colômbia, Venezuela, Peru e Chile.O Brasil assume a liderança na cobrança de tributos diante dos demais pesquisados. O país é o que apresenta a maior taxa de tributos - 40% em média - para os serviços de telecomunicações. "Telefonia celular tem sido, de fato, o serviço de inclusão social. Muitos não tinham acesso à comunicacao e passsaram a ter em função do celular. Os governos deveriam repensar essa tributação. Sem ela, ou com uma taxa mais baixa, já seria possível incluir mais assinantes no serviço", comentou o diretor de Assuntos Regulatórios da Tefónica Móviles, Daniel Arando.
O executivo observa ainda que, no mercado corporativo, os custos de serviços de telcomunicações representam mais de 50% dos orçamentos. " Este é um mercado que produz e gera empregos. Os serviços de comunicação são essenciais para a produção econômica. A redução de impostos seria uma maneira de incentivar novos aportes dessas empresas", destacou o diretor da Telefónica Móviles.

Nenhum comentário: