16.2.06

Operadora de celular britânica fecha acordo para dar acesso ao Skype

O Globo - Fernando Duarte - Correspondente
Numa aplicação para lá de prática do provérbio “Se não pode vencê-los, junte-se a eles”, a operadora de telefonia celular britânica Hutchinson Three Networks anunciou ontem um acordo com a Skype, que opera o chamado serviço de voz sobre internet, ou VoIP, que resultará em aparelhos capazes de fazer chamadas gratuitas entre telefones e computadores ainda esse ano. O acordo, anunciado durante um congresso de telefonia em Barcelona, é o passo mais ousado até agora por uma operadora européia diante da ameaça representada por companhias como a Skype.
O novo sistema deverá ser testado em pelo menos cinco países europeus antes do lançamento definitivo, previsto para o início de 2007, quando os aparelhos dos fabricantes associados já virão adaptados para o software do Skype. E desde já é uma ameaça para a concorrência, especialmente porque a maioria dos rivais ainda não opera exclusivamente na chamada banda 3G (que permite a transmissão de vídeos, por exemplo).
Embora não tenha anunciado valores, já se sabe que os assinantes do novo sistema pagarão uma taxa fixa pelo acesso à rede da Hutchinson em troca de ligações ilimitadas entre telefones compatíveis e mesmo PCs domésticos.
— Não é um serviço inteiramente gratuito, mas estamos oferecendo uma combinação de serviços atraente para o consumidor, que aumenta seu espectro de escolha em serviços de telecomunicações — disse um porta-voz da Hutchinson.
Com apenas 11 milhões de usuários na Europa, a Hutchinson espera, com o acordo, aumentar sua forças na batalha com concorrentes como Vodafone e T-Mobile, sobretudo no Reino Unido, onde há mais de um aparelho por habitante. O Skype se mostrou um excelente negócio até agora, com sua oferta de ligações gratuitas de computador para computador e a preços reduzidos entre micros e telefones. No ano passado, a empresa foi comprada pelo site de leilões Ebay por US$ 2,6 bilhões.
Para os analistas, resta saber mais detalhes do pacote. Afinal, pelo menos no Reino Unido, três em cada quatro ligações feitas de celulares são para outros celulares, e os custos de algumas operadoras ainda são menores que os do Skype.

Nenhum comentário: