28.3.06

O destino de Hélio Costa

Convergência Digital | Luiz Queiroz :: 27/03/2006

O destino do ministro das Comunicações, Hélio Costa, começa a ser definido hoje, e ele trabalha com três cenários possíveis. Resta saber qual dos três ele seguirá.

Primeiro cenário: Apoio discreto à reeleição de Aécio Neves

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ouvirá hoje do governador de Minas, Aécio Neves, que será candidato à reeleição pelo PSDB e que já cooptou fatia expressiva do PMDB para a sua campanha. Ou seja, Costa não tem espaço nesse palanque. Pode apenas acompanhar nos bastidores o processo de reeleição de Aécio, mas não terá peso político algum. Isto significa, então, que o ministro deixa o cargo e parte a se dedicar à campanha do candidato tucano, mas sem uma presença ostensiva.

Segundo cenário: O palanque ideal de Lula em Minas Gerais

Amanhã será a vez de Hélio Costa conversar com o presidente Lula, em Brasília. Não está descartada a hipótese de Lula pedir para que Costa saia candidato ao Governo de Minas Gerais pelo PMDB, mesmo sem apoio de expressiva parte do partido. Essa candidatura serviria apenas para que Lula tenha um palanque eleitoralmente forte em Minas Gerais, melhor do que o PT poderia oferecer, neste momento, ainda mais quando está desgastado com toda a crise de corrupção interna que o partido ainda não soube efetivamente depurar. Com isso, o presidente cria as condições para impedir que o adversário tucano Geraldo Alckmin percorra esse colégio eleitoral sozinho, a reboque do governador Aécio Neves, que será reeleito. Neste cenário o ministro sai do Minicom, mas deixa uma pessoa de sua confiança para continuar exercendo poder no ministério.

Terceiro cernário: Permanece no Minicom até aprovar o sistema japonês de TV Digital

Hélio Costa ainda pode ficar no ministério, pelo menos pelo prazo necessário para que cumpra a missão para a qual ele realmente foi designado: Aprovar o padrão japonês de TV Digital, de interesse dos radiodifusores, leia-se TV Globo. Cumprida esta missão e o que parece tudo caminha para esse desfecho, o ministro retorna ao Senado onde ainda tem um longo mandato a cumprir. Neste cenário, ele já plantou o seu futuro político, independentemente da situação do PMDB, com a gratidão dos radiodifusores.

Anatel

Nessas discussões sobre o destino de Hélio Costa, o ministro das Comunicações ainda pode contar com a possibilidade de voltar a influir na escolha de um nome para o conselho da Anatel. O atual candidato do PMDB, Paulo Lustosa, não passa pelo crivo da Casa Civil e de alguns setores do Palácio do Planalto. Se o ministro for obrigado a partir para uma disputa eleitoral com Aécio Neves, ele poderá exigir esse cargo junto ao presidente Lula que, necessitando de um palanque forte em Minas Gerais, não terá como negar.

Nenhum comentário: