29.3.06

“Não existe empresa no Brasil capaz de prejudicar qualquer incumbent”, afirma Blanco

Convergência Digital | Ceila Santos

Após o lançamento de um serviço VoIP, em parceria com a Net2Phone, exclusivamente para usuários internacionais, o grupo Telemar estuda ofertas serviços com a tecnologia voz sobre IP com plano de numeração nacional. Segundo Alberto Blanco, diretor de marketing do Grupo, a operadora está convencida de esta modalidade de oferta não deve ameaçar a receita da operadora.

"Acredito que a gente ganha mais do que perde", afirma Blanco, ao ser questionado sobre a inevitabilidade de adotar VoIP em ligações residenciais locais e de longa distância.
Ele admite, no entanto, que o uso da voz sobre IP deve canibalizar as ligações de longa distância nacional, mas ressalta que esse processo nem sempre significará perda de receita às concessionárias.

"De alguma maneira, vamos desenvolver um plano que não perca receita, revela.

Blanco ainda acrescenta que "o problema de Voz sobre IP é o paradigma Skype, que restringe bastante o mercado, porque implica falar de graça de computador para computador".
Questionado sobre o impacto dos serviços de voz via internet banda larga, oferecidos por provedores como Hip Telecom, Tmais, Taho, entre outras, Blanco garante que "não existe empresa no Brasil capaz de prejudicar qualquer incumbent".

O executivo explica que as concessionárias terão oportunidade de oferecer serviços diferenciados baseados em VoIP com custos bem menores do que os atuais, e devem refletir em uma oferta mais abrangente.

"VoIP é a tecnologia do futuro. Antes que apareça alguém que faça alguma coisa, a Telemar já se antecipou oferecendo alguns serviços aos seus clientes", conclui Blanco.

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