3.4.06

Uso prolongado de celulares aumenta o risco de tumores, alerta estudo sueco

Reuters

O uso de celulares por períodos prolongados pode elevar o risco de surgimento de tumores cerebrais, afirma um estudo sueco divulgado na sexta-feira que contraria as conclusões de pesquisas anteriores. No ano passado, o Conselho de Saúde da Holanda, revisando dados de pesquisas de todo o mundo, não encontrou provas de que a radiação de celulares e torres de televisão é prejudicial.

Uma pesquisa britânica que durou quatro anos e foi publicada em janeiro também não constatou vínculo entre o uso regular de celulares, em longo prazo, e os tipos mais comuns de tumor. Mas os pesquisadores do Swedish National Institute for Working Life estudaram o uso de celulares por 2,2 mil pacientes de câncer e igual número de pacientes saudáveis, usados como grupo de controle.

Dos pacientes com câncer, com idade de entre 20 e 80 anos, 905 tinham tumores malignos no cérebro e cerca de um décimo eram usuários intensos de celulares. "Dos 905 casos, 85 eram de usuários intensos de celulares, ou seja, pessoas que começaram a usá-los cedo e os usam com frequência", afirmam os autores do estudo em comunicado divulgado pela organização.

Publicado na revista especializada International Archives of Occupational and Environmental Health, o estudo define como uso "intenso" um tempo superior a duas mil horas, o que corresponderia a uma hora de uso por dia, no local de trabalho, durante 10 anos. Já usar um celular "cedo" foi definido pelos autores da pesquisa como utilizar o telefone antes dos 20 anos de idade.

A pesquisa constatou aumento considerável no risco de tumores do lado da cabeça em que o celular normalmente é usado. O estudo levou em conta fatores como o tabagismo, a história profissional e a exposição a outros agentes. Kjell Mild, diretor da pesquisa, disse que os números significam que usuários frequentes de celulares têm risco 240% maior de desenvolverem tumor maligno do lado da cabeça em que usam o aparelho.

"A maneira de reduzir o risco é usar um acessório viva-voz", disse ele à Reuters. Mild informou que o estudo é o maior de longo prazo já realizado sobre usuários de celulares. Os telefones móveis estão em uso na Suécia desde 1984, há mais tempo do que na maioria dos demais países.

Nenhum comentário: