21.7.06

Catálogo ou 102 gratuito: operadoras decidem

Monitor Mercantil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu dar às operadoras de telefonia fixa a opção entre distribuírem gratuitamente a listatelefônica impressa a seus clientes ou prestarem, também gratuitamente, todas as informações solicitadas pelo serviço 102.

Atualmente, as empresas são obrigadas a distribuir a lista sem custos aos consumidores. Mas, caso um cliente use o 102 e peça uma informação que consta da lista, essa consulta será cobrada. Porém, as empresas de telefonia não estão livres da obrigação de enviar a lista aos clientes que a solicitarem. Nesses casos esses clientes terão de pagar por consultas ao 102 a respeito das informações que constem da lista.

DDD e DDI

As reduções das tarifas nas ligações interurbanas e internacionais da Embratel, Telefônica e Telemar determinadas pela Anatel começarão a vigorar amanhã. As três concessionárias publicaram ontem, em jornais de circulação nacional, as tabelas com os novos preços, no mesmo dia em que a Anatel publicou as reduções no Diário Oficial. Na média, as tarifas de ligações interurbanas foram reduzidas em 2,52%. Já as chamadas internacionais feitas pela Embratel cairão, em média, 9,97%.

Pela lei do setor de telecomunicações, as mudanças nas tarifas só podem ser aplicadas 48 horas depois que os novos preços forem publicados pelas empresas em jornais de grande circulação. A Brasil Telecom, que também teve suas tarifas de DDD e DDI reduzidas, informou que publicará hoje o anúncio com a nova tabela de preços. Assim, a queda nas tarifas da empresa começará a valer na sexta-feira.

Nenhum comentário: