29.8.06

CEO da Motorola vem ao Brasil discutir 4G

IDG Now! | Guilherme Felitti

São Paulo - Em comemoração aos 10 anos de manufatura local, Ed Zander vem ao Brasil atrás de parcerias com operadoras para testar novo sistema.

Como parte das comemorações dos 10 anos de fabricação de telefones celulares no país, o CEO mundial da Motorola Ed Zander veio ao Brasil negociar com operadoras de telefonia atrás de possíveis planos de implementação de 4G.

A informação foi confirmada pelo próprio Zander na manhã desta terça-feira (22/08), durante evento para jornalistas.

"Não vamos nos comprometer oficialmente. Sabemos que ainda é cedo (para pensar em redes 4G) no Brasil, mas estamos procurando por oportunidades dentro do mercado nacional", afirmou o executivo.

"Estamos fazendo testes pelo mundo com operadoras como a (norte-americana) Sprint e, se houver um parceiro que apresenta planos sobre a tecnologia, então nós implementaremos no Brasil", continuou o executivo.

Ao comentar a possível transição da rede de telefonia nacional, Zander comparou o Brasil aos Estados Unidos, dizendo que lá "o sistema também passou diretamente de 2,5 G para 3,5G", defendendo uma evolução direta para a tecnologia HSDPA.

Ainda no evento, a companhia anunciou que aumentará a fabricação local de aparelho em 40% em sua fábrica em Jaguariúna até o final do ano. A empresa não especificou novos modelos que seriam adicionados à linha de produção brasileira.

Durante o mês de julho, a Anatel anunciou que abriria licitação para a autorização de uso de blocos de radiofreqüências nas faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz, o que indica o início dos serviços baseados em WiMax no Brasil.

O sistema de telefonia de terceira geração nem data para ser licitado tem. Também em julho, a agência acrescentou 175 MHz aos atuais 180 MHz do espectro destinados ao uso de telefonia móvel, em uma possível movimentação para alocação de serviços de 3G.



powered by performancing firefox

Nenhum comentário: