20.11.06

GSM ganha meio bilhão de clientes

IDG NOW!


São Paulo - Tecnologia ganhou 497 milhões de clientes em 12 meses e 83% do mercado global.

A família GSM (Global Systems for Mobile Communications) ampliou sua base em 497 milhões novos clientes, aumentando sua participação no mercado global para 83%, de acordo com pesquisas da Informa Telecoms & Media.

No mesmo período, o concorrente CDMA (Code Division Multiple Access) também agregou clientes - quase 50 milhões - enquanto outras tecnologias recuaram, entre elas o TDMA (Time Division Multiple Access) e tecnologias analógicas.

Mundialmente, a família de tecnologias GSM - GSM, GPRS, EDGE, UMTS e HSDPA - contabiliza mais de 21 bilhões de clientes em 221 países.

Na América Latina e no Caribe, o GSM acrescentou mais de 83 milhões de assinantes no ano até setembro de 2006, representando um crescimento anual de 79%. O CDMA registrou 9,6 milhões de clientes e a iDEN atraiu mais de 900 mil clientes neste período.

Segundo o estudo, o GSM deve crescer substancialmente no Brasil no início de 2007, com a adoção, por parte da Vivo, da tecnologia GSM. A previsão é que, até o final do ano, a presença do GSM seja ampliada de 189 milhões para 200 milhões de assinantes na América Latina e no Caribe.

A maior responsável pelo crescimento significativo do GSM é a facilidade dela evoluir para a próxima geração de serviços de dados em alta velocidade, que incluem a tecnologia EDGE, atualmente incorporada nos planos de 250 operadoras no mundo.

Atualmente, 179 operadoras em 94 países já oferecem serviços comerciais EDGE. Na América Latina são 31 operadoras de 18 países.

A consultoria prevê que as vendas globais geradas pelo GSM atinjam 1 bilhão de dólares até o final do ano.

Nenhum comentário: